Descrição
Esse artigo está dividido em duas partes: na primeira retratamos o mercado de livros no Brasil entre os anos 2000 e 2009 a partir de dados quantitativos gerais; na segunda parte buscamos entender o mercado livreiro brasileiro a partir das listas de livros mais vendidos e discutimos especialmente a questão da presença do autor nacional de ficção. Nossas conclusões apontam para um momento de inegável crescimento quantitativo do mercado, pujança essa que não está se refletindo em termos de renovação, pois vemos que para grandes tiragens com amplas campanhas de lançamento as editoras, na maior parte do tempo, arriscam pouco, repetindo aqui os best-sellers mundiais da cultura anglo-saxã ou, no caso de autor brasileiro, pessoas públicas já conhecidas especialmente através da televisão.||The first part of this paper describes Brazilian general book market quantitative data on the period from 2000 to 2009; the second part analyzes the list of best sellers in Brazil on that period, focusing on the presence of Brazilian fiction writers on it. Our analysis points to the conclusion that there is an undeniable quantitative increase on such market but it is not accompanied by innovation. Most titles are world wide best sellers from Anglo-Saxon culture that receive massive publishing campaign and issuing, and represent very little risk to the publishing industry. As for Brazilian writers, they were already well known, especially from TV.