-
Triangular approach and performance: reflections and pedagogical possibilities in the classroom||Abordagem Triangular e performance: reflexões e possibilidades pedagógicas na sala de aula
- Voltar
Metadados
Descrição
We have noticed an increase in research related to art teaching in Brazil focusing on the Triangular Approach. These researches have helped in the democratization of the teaching of art, as well as in the processes of transdisciplinarity between different artistic languages and other disciplines. At this point, we started to reflect on the place of performance as a language independent of the others. We analyzed in this article the possibility of its presence in the classroom, besides its use in the art discipline, with specific contents, reflections, and practices of individual and collective productions. Our reflections focused on the ideas of some theorists who talk about art / education, as well as others who think performance language. The intention will be to create relationships between arts education, performance and the Triangular Approach.||Temos notado um aumento das pesquisas relacionadas ao ensino de arte no Brasil com foco na Abordagem Triangular. Estas pesquisas têm ajudado na democratização do ensino de arte, assim como nos processos de transdisciplinaridade entre as diferentes linguagens artísticas e as demais disciplinas. Neste ponto, começamos a refletir sobre o lugar da performance enquanto linguagem independente das demais. Analisamos, ao longo do artigo, a possibilidade da sua presença em sala de aula, além de sua utilização na disciplina de arte, com conteúdos específicos, reflexões, e práticas de produções individuais e coletivas. Nossas reflexões se concentraram nas das ideias de alguns teóricos que discorrem sobre arte/educação, além de outros que pensam linguagem da performance. A intenção será criar relações entre o ensino de artes, a performance e a Abordagem Triangular.
ISSN
2357-9854
Periódico
Colaboradores
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES) | Universidade Federal da Paraíba | Departamento de Teatro
Autor
Omar, Amanda Caline da Silva | Barbosa, Diogo José de Moraes Lopes | Schulze, Guilherme Barbosa
Data
31 de agosto de 2017
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/71542 | 10.22456/2357-9854.71542
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/71542/43533 | /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998. | /*ref*/CUNHA, Fernanda Pereira da. E-arte/educação crítica. In: BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da. Abordagem triangular no ensino de artes e culturas visuais. (Orgs.). São Paulo: Cortez, 2010. p. 249-284. | /*ref*/GOLDBERG, Roselee. A arte da performance: do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006. | /*ref*/MACHADO, Mariana Marcondes. Fazer surgir antiestruturas: abordagem em espiral para pensar o currículo em arte. Revista e-curriculum, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 1-21, 2012. | /*ref*/MELIM, Regina. Performance nas artes visuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. | /*ref*/NASCIMENTO, Fred. Grupo Totem: formação do ator-performer como ação cultural. In: SILVA, Igor de Almeida; CONSTÂNCIO; Rudimar (Orgs.). Ação cultural: arte, educação e cultura. Recife: SESC Pernambuco, 2014. p. 58-67. | /*ref*/PENNA, Maura. É este o ensino de arte que queremos? João Pessoa: UFPB, 2001. | /*ref*/PINEAU, Elyse Lamm. Nos cruzamentos entre performance e a pedagogia: uma revisão prospectiva. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 2, p. 89-114, 2010. | /*ref*/SCHECHNER, Richard. O que é performance? O Percevejo: Revista de Teatro Crítica e estética, Rio de Janeiro, Ano 11, n. 12, p. 25-50, 2003. | /*ref*/SCHECHNER, Richard; ICLE, Gilberto; PEREIRA, Marcelo. O que pode a performance na educação? Uma entrevista com Richard Schechner. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 2, p. 23-35, 2010. | /*ref*/PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008. | /*ref*/RIZZI, Maria Christina de Souza Lima. Reflexões sobre a Abordagem Triangular do Ensino da Arte. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. p. 335-348.
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 4, n. 2 (2017): Abordagem Triangular: territórios e perspectivas Arte/Educativas | Revista GEARTE; v. 4, n. 2 (2017): Abordagem Triangular: territórios e perspectivas Arte/Educativas | 2357-9854
Assuntos
Performance and Education. Pedagogy of Performance. Triangular Approach. | Artes Visuais; arte/educação; performance | erformance e Educação. Pedagogia da Performance. Abordagem Triangular.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion