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Trickster is trickster, hooker is hooker: the exaltation of trickery in Moreira da Silva’s music||Tramposo es tramposo, puta es puta: la exaltación del engaño en la música de Moreira da Silva||Malandro é malandro, mané é mané: a exaltação da malandragem na música de Moreira da Silva
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Metadados
Descrição
This paper analyses the characteristics of the Morengueira Kid, a personage of the Brazilian popular music who was immortalized by Moreira da Silva. Morengueira Kid is the stereotype of a malandro, which can be defined as the “professional of the ‘easy way’” (DAMATTA, 1994), i.e., someone who get things done by shortcutting the official procedures, being generally lazy and not necessarily licit. The typical malandro materializes what Antonio Candido (2004) calls “the dialectic of the malandragem”, a kind of interchangeability between a world of order (socially accepted behaviors), and a world of disorder (illicit attitudes). From this clash between the allowed and the forbidden arises a certain absence of moral judgment, because for the malandro’s perspective there is a relative correspondence and fluidity between both worlds. Considering this thin (and relative) line that separates the licit and the illicit, the malandro would not suffer moral conflicts.||Este trabajo analiza características de un personaje inmortalizado en nuestra música popular por Moreira da Silva, el Kid Morengueira: el tramposo, que, para DaMatta (1994) se revela, en el contexto de la sociedad brasileña, "un profesional del camino". El embaucador prototípico materializa lo que Antonio Candido (2004) llama "la dialéctica del engaño", una especie de intercambiabilidad entre un polo de orden o comportamiento socialmente aceptado y un polo de desorden o actitudes ilícitas. De este encuentro de lo permitido y lo prohibido surge una cierta ausencia de juicio moral, ya que para el tramposo existe una relativa correspondencia y fluidez entre el mundo del orden y el mundo del desorden. El bribón no sufriría conflictos de conciencia, porque sus parámetros de distinción entre legal e ilegal se revelan relativos y fluidos.||Este trabalho analisa características de uma personagem imortalizada em nossa música popular por Moreira da Silva, o Kid Morengueira: o malandro, que, para DaMatta (1994) se revela, no contexto da sociedade brasileira, "um profissional do jeitinho". O malandro prototípico materializa o que Antonio Candido (2004) denomina de "a dialética da malandragem" – uma espécie de intercambialidade entre um polo da ordem ou das condutas socialmente aceitas e um polo da desordem ou das atitudes ilícitas. Desse encontro do permitido e do proibido surge uma certa ausência de juízo moral, já que para o malandro existe uma relativa correspondência e fluidez entre o mundo da ordem e o mundo da desordem. O malandro não padeceria de conflitos de consciência, porque seus parâmetros de distinção entre o lícito e o ilícito revelam-se relativos e fluidos.
ISSN
2316-7858
Periódico
Abrangência
Brazil; Contemporary | Brasil; Contemporáneo | Brasil; Contemporâneo
Autor
Baião, José Geraldo Pereira
Data
13 de julho de 2013
Formato
Identificador
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/12885 | 10.20396/muspop.v1i2.12885
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2013 José Geraldo Pereira Baião
Fonte
Música Popular em Revista; Vol. 1 No. 2 (2013); 104-120 | Música Popular em Revista; Vol. 1 Núm. 2 (2013); 104-120 | Música Popular em Revista; v. 1 n. 2 (2013); 104-120 | 2316-7858
Assuntos
Popular brazilian music | Samba | Malandragem | Moreira da Silva | Música Popular brasileña | Samba | Malandragem | Moreira da Silva | Música popular brasileira | Samba | Malandragem | Moreira da Silva
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares | Texto | Text | Texto