-
Triggering the monolith triggers: fictionalization and object-art in Kubrick’s cinematographic human metaphor throughout “Space Odyssey”||O gatilho do monolito: ficcionalização e objeto-arte na metáfora humana cinematográfica de Kubrick pela “Odisseia no espaço”
- Voltar
Metadados
Descrição
This essay aims to reflect on the relationship of aesthetic effect caused by the monolith in 2001: a space odyssey by Arthur C. Clarke and the intricacies of its translation to the cinema by Stanley Kubrick. The reflection is based on the questioning of the possible representations and impacts that the artistic pole that this monolith, as a dark and opaque rectangular structure, can indicate us less of what its adjectivities, and more of a certain signical input tied to the mystery of what sustains the human need to fictionalize in the face of the void. This comes up as well as an imperative of realizing and pursuing deeds in their own anthropocentric narrative in progress, especially if registered by the formal means of the arts. Starting from an interdisciplinary look between the language and the contributions of Iser on the aesthetic effect, through its anthropological-literary standpoints from Eric Gans’ studies, more specifically on what they bring to light as the central role of fictionalization and of the acts of pretending – looking forward to linking to our proposal a meanwhile meaning intertwined by our main hermeneutic emphasis –, we seek to come in terms with a reading about the monolith that is undertaken by means of the articulation of voids, which is the result and route of this very present speculation on aesthetics.||O presente ensaio visa refletir sobre a relação de efeito estético provocada pelo monolito em 2001: uma odisseia no espaço de Arthur C. Clarke e suas intermitências na tradução para o cinema por Stanley Kubrick. A reflexão pauta-se no questionamento de quais seriam as possíveis representações e impactos que o polo artístico desse monolito, enquanto estrutura retangular escura e opaca, pode nos indicar menos daquilo que o adjetiva, e mais de um certo input sígnico ligado ao mistério do que sustenta a necessidade humana de ficcionalizar diante do vazio. Isso se manifesta também como o imperativo de realizar e demarcar feitos em sua própria narrativa/história antropocêntrica em curso, principalmente se registrados pela via formal das artes. Partindo de um olhar interdisciplinar entre a linguagem e as contribuições de Iser sobre efeito estético, em suas bases antropológico-literárias subsumidas dos estudos de Eric Gans, mais especificamente naquilo que elas trazem acerca do papel central da ficcionalização e dos atos de fingir – com vistas a atribuir concomitantemente um sentido à nossa ênfase principal de interpretação –, realizamos uma leitura acerca do monolito que se empreenda pela via da articulação de vazios, resultado e percurso desta nossa proposta de reflexão estética.
ISSN
1982-5935
Periódico
Autor
Madeiros, Eider | Santos, Carmen Sevilla Gonçalves dos
Data
3 de maio de 2019
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Travessias; v. 13, n. 1 (2019); 4-17 | Travessias; v. 13, n. 1 (2019); 4-17 | Travessias; v. 13, n. 1 (2019); 4-17 | 1982-5935
Assuntos
Science-fiction; cinema; aesthetic effect; object-art. | Ficção científica; Cinema; Efeito estético; Objeto-arte.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion