Descrição
O presente artigo tem por objetivo analisar as estratégias aplicadas por bandas brasileiras de rock na realização de turnês no exterior, sob a ótica da noção de empreendedorismo (Schumpeter, 1982; Timmons, 1985; Dornelas, 2007), a fim de compreender como ocorre a formação de plateia internacional. Nesse contexto, busca-se discutir o conceito de “músico independente” e apresentar a noção de “músico empreendedor”. A metodologia aplicada envolveu revisão bibliográfica, realização de entrevista com o vocalista da banda Autoramas, bem como monitoramento das redes sociais e das mídias que envolvem as turnês desse grupo.Palavras-chave: empreendedorismo, música, rock.||This article aims to analyze the strategies employed by Brazilian rock bands with regard to touring abroad from an entrepreneurship perspective (Schumpeter, 1982; Timmons, 1985; Dornelas, 2007), in order to understand how the formation of an international audience occurs. In this context, we seek to discuss the concept of “independent musician” and introduce the notion of “entrepreneurial musician”. The methodology used involved bibliographical revision, interviews with a musician from the band Autoramas, as well as monitoring of social networks and the press in matters related to the tours of such group.Keywords: entrepreneurship, music, rock.