-
Ultrajant Bodies, Disclosed Discourses: Clashes Between Cinematographic Erotic Industry and the Federal Censorship During Brazilian Civil-Military Dictatorship|| Corpos ultrajantes, discursos interditos: embates entre a indústria cinematográfica erótica e a censura federal durante a ditadura civil-militar brasileira
- Voltar
Metadados
Descrição
The present text presents the trajectory of clashes between cinematographic productions commonly known as pornochanchadas - low-budget productions, strong humorous and sexual appeal - and federal censorship during the Brazilian civil-military dictatorship. Often seen as enemies of the public discourse of morals and good customs that the state represented, these led, on the part of the producing subjects, to the development of strategies to circumvent federal censorship. Now these disputes favored producers, now censors, but in the focus of these clashes there was almost invariably the dispute for discursive hegemony and for the place of speech that had the big cinema screen as its stage and its recognized capacity as a tool for the propagation of cultural values and standardization of customs. The analysis presented here focuses on the widely conflicting plot of this alleged normality found in the feature film Mulher Tentação (1982) directed by Ody Fraga and produced by David Cardoso. For this analysis, Michel Foucault's writings are used as a theoretical contribution, especially his notions of biopower, normativity, control of bodies and exercise of power. The objective is then to highlight the multiple vectors that make up powers and counterpowers, as well as to observe how these disputes mark bodies, customs and cultures.||O presente texto apresenta a trajetória de embates entre as produções cinematográficas denominadas comumente por pornochanchadas – produções de baixo orçamento, forte apelo humorístico e sexual – e a censura federal durante a ditadura civil-militar brasileira. Vistas muitas vezes como inimigas do discurso público de moral e bons costumes que representava o estado, estas acarretaram, por parte dos sujeitos produtores, o desenvolvimento de estratégias para driblar a censura federal. Ora estas disputas favoreceram produtores, ora censores, mas no foco destes embates encontrava-se quase que invariavelmente a disputa pela hegemonia discursiva e pelo lugar de fala que tinham como palco a grande tela do cinema e sua reconhecida capacidade como ferramenta de propagação de valores culturais e normatização de costumes. Na análise ora apresentada enfoca-se no enredo amplamente conflitante desta pretensa normalidade encontrado no longa-metragem Mulher Tentação (1982) dirigido por Ody Fraga e produzido por David Cardoso. Para esta análise utiliza-se como aporte teórico os escritos de Michel Foucault, especialmente as suas noções de biopoder, normatividade, controle dos corpos e exercício de poder. Tem-se então o objetivo de evidenciar os múltiplos vetores que conformam poderes e contrapoderes, bem como observar como estas disputas marcam corpos, costumes e culturas.
ISSN
2317-6725
Periódico
Autor
Gomes, Romulo Gabriel de Barros
Data
18 de novembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/54191 | 10.22478/ufpb.2317-6725.2020v25n43.54191
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Romulo Gabriel de Barros Gomes
Fonte
Sæculum – History Review; Vol. 25 No. 43 (2020): Dossiê A nova história (bio)política: sobre as capturas e as resistências; 325-342 | Sæculum – Revista de Historia; Vol. 25 Núm. 43 (2020): Dossiê A nova história (bio)política: sobre as capturas e as resistências; 325-342 | Sæculum – Revista de História; v. 25 n. 43 (2020): Dossiê A nova história (bio)política: sobre as capturas e as resistências; 325-342 | 2317-6725 | 0104-8929
Assuntos
Biopower | Brazilian Civil-Military Dictatorship | Censorship | Erotic Cinema | Pornochanchadas | Biopoder | Censura | Cinema Erótico | Ditadura Civil-Militar Brasileira | Pornochanchadas
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion