Descrição
A dissertação detém interpretações acerca do surgimento do Curso de Museus do Museu Histórico Nacional, em recorte compreendido entre os anos de 1922 a 1935. O estudo buscou desenvolver o levantamento das narrativas históricas que tangenciaram a existência do Curso de Museus e a própria criação do Museu Histórico Nacional, integrando elementos teóricos fornecidos pelos estudos sobre a história dos museus e da Museologia, dentro e fora do Brasil. Sugeriu a existência de diálogos entre práticas estrangeiras e o processo de criação do Curso de Museus. Caracterizou as relações entre a Biblioteca Nacional, o Arquivo Nacional e o Museu Histórico Nacional para indicar a natureza dos entraves presentes no processo de consolidação da ideia do Curso Técnico e a influência sobre o Curso de Museus. Diante disso, investiu ainda na integração de novos protagonismos, tratando de trajetórias como a de Manoel Cícero Peregrino da Silva (1866-1956). E, finalmente, reuniu argumentos para possibilitar diálogos entre o Curso de Museus e o Office International des Musées (1926-1946).