Descrição
Analyzing the question about what would be a classic, from Italo Calvino (2009), and the propose that one of the education’s objectives would be the appropriation of the classics, from Demerval Saviani (2003), this study: a) justifies the recognizing of the essay “O direito à literatura”, by Antonio Candido, as a “classic”; b) highlights the importance of that text to Literary Education; and c) presents possibilities for criticism and reinvention of the seminal essay by Antonio Candido. Methodologically, quantitative-qualitative data related to the “omnipresence” of the Candido’s essay are retrieved in articles, dissertations and theses dedicated to literary education.||Considerando a indagação sobre o que seria um clássico, a partir de Italo Calvino (2009), e afim à defesa de que entre os objetivos da educação estaria a apropriação dos clássicos, a partir de Demerval Saviani (2003), este estudo: a) justifica o reconhecimento do ensaio “O direito à literatura”, de Antonio Candido, como um clássico; b) destaca a importância desse texto para os estudos em “Educação Literária”; e c) apresenta possibilidades de crítica e reinvenção do seminal ensaio de Antonio Candido. Metodologicamente, retomam-se dados quanti-qualitativos sobre a “onipresença” do ensaio em artigos, dissertações e teses dedicados à educação literária.