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Um estudo na Educação de Surdos sobre os currículos praticados: entre a prescrição e a emancipação
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Metadados
Descrição
Este artigo é parte da minha pesquisa de Mestrado que está vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - PPGEdu/UNIRIO, no qual foi investigado os currículos praticados por duas professoras dos anos iniciais no Instituto Nacional de Educação de Surdos e partiu do problema do delineamento e implantação de políticas curriculares que buscam controlar/regular os conteúdos das escolas. A questão que orientou a pesquisa foi: como duas professoras têm trabalhado o currículo, mediante as políticas curriculares vigentes hoje no Instituto Nacional de Educação de Surdos? Para responder optou-se por uma perspectiva qualitativa, com revisão bibliográfica, observação participante no Instituto envolvendo duas turmas, além de entrevistas semiestruturadas com duas professoras e a coordenadora pedagógica. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como ocorriam os processos de criação e desenvolvimentos dos currículos praticados em duas salas de aula dos anos iniciais e os objetivos específicos consistiram em compreender quais as políticas curriculares em vigência no INES, identificar as políticas curriculares no campo da educação que estavam em debate e analisar as relações entre essas políticas e as práticas curriculares expressas nos conteúdos trabalhados em sala de aula. As conclusões apontaram para constantes tensões de perspectivas curriculares: uma prescritiva e a outra baseada na valorização dos conhecimentos e questões que os estudantes traziam do seu cotidiano, assim os currículos praticados se desenvolviam de modo que as aulas pudessem ser contextualizadas e significativas para os estudantes. Portanto, constatou-se um enorme esforço das docentes em oferecer uma educação que possa de fato dar vozes aos estudantes, por meio de práticas que visibilizassem não apenas os conhecimentos propostos por documentos curriculares, mas todos os conhecimentos, resultando no rompimento com a prescrição. O presente artigo pretende contribuir para o entendimento qualitativo e crítico das práticas curriculares do Instituto Nacional de Educação de Surdos.
ISSN
1518-2509
Periódico
Autor
Fini, Danielle; Instituto Nacional de Educação de Surdos
Data
3 de julho de 2019
Formato
Identificador
https://www.ines.gov.br/seer/index.php/forum-bilingue/article/view/483 | 10.20395/fb.v0i37.483
Idioma
Editor
Fonte
Revista Forum; n. 37 | 2525-6211 | 1518-2509 | 10.20395/fb.v0i37
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion