-
Um olhar Benjaminiano dos Cacos e Vestígios da Modernidade e do Modernismo
- Voltar
Metadados
Descrição
Abstract
“Brushing history against the grain” (Benjamin, 1994, p.225). The proposition presented by Walter Benjamin in the Theses on the Concept of History2 - published after his death in 1940 - means the refusal to believe in the illusion of progress. It is in the name of historical materialism that Benjamin challenges the doctrines of the unlimited and continuous progress of German social democracy and Stalinist communism. The critique of progress is a theme that runs through the whole of Benjamin's work, from his writings of 1914 to the last texts in the late 1930s, impressing his distrust both in his theological essays and in his cultural or political articles. The only exception, points out Michel Löwy, are some texts from the years 1933-35, mainly the essay on The Work of Art in the Age of its Technical Reproducibility (Löwy, 1990).
Keywords: Progress; memory; Modernity and modernism.
||resumen
“Rozando la historia a contrapelo” (Benjamin, 1994, p.225). La propuesta presentada por Walter Benjamin en las Tesis sobre el concepto de historia2, publicadas después de su muerte en 1940, significa el rechazo a creer en la ilusión del progreso. Es en nombre del materialismo histórico que Benjamin desafía las doctrinas del progreso ilimitado y continuo de la socialdemocracia alemana y el comunismo estalinista. La crítica del progreso es un tema que recorre toda la obra de Benjamin, desde sus escritos de 1914 hasta los últimos textos de finales de la década de 1930, lo que impresiona su desconfianza tanto en sus ensayos teológicos como en sus artículos culturales o políticos. La única excepción, señala Michel Löwy, son algunos textos de los años 1933-35, principalmente el ensayo sobre La obra de arte en la era de su reproducibilidad técnica (Löwy, 1990).
Palabras clave: Progreso; memoria; Modernidad y modernismo.||Resumo
“Escovar a história a contrapelo” (Benjamin,1994,p.225). A proposição apresentada por Walter Benjamin nas Teses sobre o Conceito de História2 - publicadas após sua morte, em 1940 – significa a recusa em acreditar na ilusão do progresso. É em nome do materialismo histórico que Benjamin contesta as doutrinas do progresso ilimitado e contínuo da social-democracia alemã e do comunismo stalinista. A crítica do progresso é um tema que atravessa o conjunto da obra de Benjamin, desde os seus escritos de 1914 até os últimos textos no final da década de 1930, imprimindo sua desconfiança tanto em seus ensaios teológicos quanto em seus artigos culturais ou políticos. A única exceção, assinala Michel Löwy, são alguns textos dos anos 1933-35, principalmente o ensaio sobre A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica (Löwy, 1990).
Palavras-Chave: Progresso; memória; Modernidade e modernismo.
ISSN
2317-6628
Autor
Miklos, Dilson
Data
22 de novembro de 2020
Formato
Identificador
Idioma
Editor
Fonte
ENCONTROS COM A FILOSOFIA - ISSN 2317-6628; n. 3 (2014): n.3; 88-102 | 2317-6628 | 2317-6628
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion