Descrição
ResumoO presente artigo tem como objetivo principal, abordar os principais problemas educacionais vividos por longas décadas no Haiti à luz da análise e investigação bibliográfica. Neste trabalho, partimos com a reflexão em torno do exemplo da incansável luta que rompeu com o com o sistema escravagista no ano de 1804 e o país tornou-se a primeira República Negra livre no mundo. Entretanto, até o presente momento, infelizmente não conseguiu erguer um sistema educativo capaz de dar respaldo ao mais simples problemas de educação deste país. Acreditamos que, os possíveis caminhos para a mudança no campo da Educação deve partir dos pressupostos éticos-morais voltados para a valorização e transformação da sociedade haitiana como um todo. Com base nessa perspectiva, é fundamental o papel do educador frente aos problemas educacionais do Haiti; uma vez que o educador poderá ser protagonista, capaz de apresentar e articular ideias, propostas e alternativas para transformar a realidade vivida, na coletividade através da ação e reflexão sobre as causas. O artigo se termina propondo uma possibilidade de alternativa de educação, e também aponta para a necessidade do comprometimento de chamar todos os concidadãos, sejam eles que residem na diáspora ou não, a contribuir-se com a qualidade da educação. Assim, poderemos esperar um Haiti livre, soberano, solidário, sem miséria, ou seja, um Haiti próspero onde haja lugar para a educação possa ser uma ferramenta indispensável para a transformação desta sociedade.