-
Um olhar sobre as questões de gênero em livros didáticos de Matemática
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre os discursos historicamente construídos em torno das questões de gênero. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que através da análise de imagens em livros didáticos de matemática buscou enfatizar o papel político da educação matemática. Buscamos identificar os discursos presentes nas imagens que abordam em especial a mulher, seu papel social e sua relação com a matemática e seu ensino, possibilitando uma reflexão quanto ao uso do livro didático em sala de aula e também defendendo uma educação matemática comprometida efetivamente com a justiça social. Para nos subsidiar teoricamente nos utilizamos de pensadores que discutem sobre as questões de gênero como Alves e Pitanguy (1991), Louro (1997) e outros; e em relação à gênero e matemática destacamos as discussões de Walkerdine (2007) e Souza e Fonseca (2010) e para discutir sobre a questão multicultural destacamos as reflexões de MacLaren (2000). Observamos nos livros didáticos analisados uma representação idealizada da sociedade contemporânea, além de discursos contraditórios em relação a mulher e a matemática, por isso frisamos a necessidade de um debate que objetive a superação deste modelo sexista preconceituoso, arraigado historicamente nas relações entre homens e mulheres e do qual ainda encontramos resquícios nas imagens analisadas.
ISSN
2238-1279
Autor
Andreia Cristina Rodrigues Trevisan; Universidade Federal de Mato Grosso | Andréia Dalcin; Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Data
31 de outubro de 2017
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 14, No 36 (2017); 72-99
Tipo
Avaliado por Pares