-
Um olhar tensivo sobre o semissimbolismo em “O Senhor dos Anéis”||A tensive look about semi-symbolism in “The Lord of the Rings”
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo analisa uma cena do último filme da saga, O Retorno do Rei, de 2003, da série O Senhor dos Anéis, adaptada para o cinema por Peter Jackson – em filmes de 2001, 2002 e 2003 – da obra literária de J. R. R. Tolkien. A série retrata o confronto entre as forças do bem e as forças do mal, controladas pelo vilão Sauron, que busca dominar a Terra-média com o Um Anel, o anel do poder. Com o objetivo de emular, visualmente e com coerência, o folclórico universo criado por Tolkien, Jackson lança mão de recursos estéticos canônicos, cristalizados, e relaciona os lados opostos na batalha pela Terra-média com a claridade e a escuridão. Enquanto Gandalf, o sábio mago do bem, é associado ao branco e usa a luz como arma, os espectros do mal (os nazgul) se protegem nas sombras e são retratados em preto. A análise do resgate dos cavaleiros de Gondor – e a progressiva ascensão da claridade como predominante na cena, conforme Gandalf se aproxima do objetivo – rediscute, com base em conceitos da semiótica tensiva e do conceito de formas de vida, a relação semissimbólica entre o claro e o escuro como recursos do plano de expressão associados ao bem e ao mal. ||This article analyzes a scene from The return of the king, the last movie of The lord of the rings series, adapted to the movies by Peter Jackson – in pictures from 2001, 2002 and 2003 – from the literary work of J. R. R. Tolkien. The series shows the conflict between the forces of good and of evil, controlled by Sauron, who intends to dominate the Middle-earth with the One Ring, the ring of power. With the purpose of emulating, visually and coherently, the folcloric universe created by Tolkien, Jackson relies on canonical aesthetic resources and relates the opposite sides in the battle for Middle-earth with light and darkness. While Gandalf, the wise wizard of the good, is associated with white and has the light as a weapon, the evil specters (the nazgul) are protected by the shadows and are illustrated in black. The analysis of the rescue of the knights of Gondor – and the progressive ascension of clarity as a predominant element in the scene, as Gandalf gets close to his objective – brings back on new basis, taking into account concepts of the tensive model and the concept of forms of life, the discussion about the semi-symbolic relationship between light and darkness as resources of the plan of expression associated to good and evil.
ISSN
1980-4016
Periódico
Autor
Mancini, Renata Ciampone | Calil, Lucas
Data
23 de junho de 2015
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/esse/article/view/103770 | 10.11606/issn.1980-4016.esse.2015.103770
Idioma
Fonte
Estudos Semióticos; v. 11 n. 1 (2015); 11-20 | Estudos Semióticos; Vol. 11 No. 1 (2015); 11-20 | Estudos Semióticos; V. 11 N. 1 (2015); 11-20 | Estudos Semióticos; Vol. 11 Núm. 1 (2015); 11-20 | Estudos Semióticos; Bd. 11 Nr. 1 (2015); 11-20 | Estudos Semióticos; Vol. 11 No 1 (2015); 11-20 | 1980-4016
Assuntos
semiótica tensiva | cinema | formas de vida | semissimbolismo | O Senhor dos Anéis | tensive model | cinema | forms of life | semi-symbolism | The Lord of the Rings
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion