Descrição
Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa aplicada sobre o desenvolvimento de uma plataforma computacional para apoio durante as aulas sobre a disciplina de metodologia cientifica, possibilitando uma experiência prática no aprendizado e gerenciamento das tarefas dos discentes, durante as atividades e criação de seus projetos de pesquisa, possibilitando ao professor orientador, um melhor controle para a orientação e revisão dos trabalhos dos alunos. A motivação para o desenvolvimento deste projeto, partiu da experiência profissional, ao se perceber as dificuldades enfrentadas, tanto pelos orientadores como pelos seus alunos, ao lecionar a disciplina de metodologia cientifica e realizar o controle das atividades dos projetos de pesquisa durante a disciplina. Desta forma o objetivo geral é apresentar um modelo operacional para o controle das atividades durante as aulas, bem como a orientação para o desenvolvimento de projetos de pesquisa para os discentes. Foi realizado um levantamento dos requisitos funcionais e não funcionais para o desenvolvimento da ferramenta, logo após foi realizada uma pesquisa experimental para a validação dos dados coletados, considerando a opinião dos participantes, bem como as suas sugestões. Os resultados apontaram para uma solução para o gerenciamento das atividades dos envolvidos durante as aulas, facilitando o aprendizado com relação a utilização dos métodos científicos de forma prática, contribuindo assim para a orientação do discente, bem como para o controle das atividades pelos docentes.Palavras-chave: Metodologia; Ciência; Sistema; Projeto; Educação; Discente; Docente.