-
Uma análise crítica sobre a reconstrução da trajetória histórica da Sociologia na educação básica: investigando o chamado período de exclusão||A critical analysis on the reconstruction of the historical trajectory of Sociology in basic education: investigating the so-called period of exclusion
- Voltar
Metadados
Descrição
Entre as muitas formas pelas quais a trajetória histórica da Sociologia como disciplina da educação básica no Brasil pode ser reconstruída, uma delas é por meio das reformas educacionais e das mudanças na legislação, demarcando quatro grandes períodos: a institucionalização (1890-1941), a exclusão (1942-1981), a reinserção gradativa (1982-2007) e o retorno obrigatório (2008-2017). Todavia, apesar de sua importância, há na literatura científica uma crítica à reconstrução da trajetória dessa disciplina pelos marcos legais: a de que ela é limitada e superficial. Em resposta a isso, pesquisas mais recentes vêm buscando analisar de maneira mais complexa esse percurso. No entanto, mesmo elas pouco estudaram a segunda metade dos anos 1940 e as décadas de 1950, 1960 e 1970, uma vez que a adesão irrestrita aos marcos legais acabou levando a não se buscar, com exceção do curso normal, Sociologia na educação básica entre 1942 e 1981. Sendo assim, o objetivo deste artigo é, por meio de um estudo de caso, comprovar a existência de ensino de Sociologia no período considerado de exclusão. Para isso, pesquisar-se-á um curso de Madureza Ginasial produzido pela TV Cultura de São Paulo e transmitido entre 1969 e 1970. Nessas teleaulas, a Sociologia esteve presente ativamente na parte de “Ciências Humanas”, a qual foi preparada com a participação de professores da USP. Portanto, os resultados da pesquisa apontam para a potencialidade de se procurar Sociologia no chamado período de exclusão, desde que se tenha como base uma visão mais ampla de currículo, para além dos marcos legais e da divisão em disciplinas, mobilizando, assim, diferentes agentes e campos envolvidos na recontextualização do conhecimento, conforme teorizado pelo sociólogo Basil Bernstein.Palavras-chave: história da Sociologia; currículo; educação básica; anos 1960 e 1970.||Among the many ways in which the historical trajectory of Sociology as a discipline of basic education in Brazil can be reconstructed, one of them is through educational reforms and changes in legislation, marking four great periods: institutionalization (1890-1941), exclusion (1942-1981), gradual reinsertion (1982-2007) and obligatory return (2008-2017).However, despite its importance, there is in the scientific literature a critique of the reconstruction of the trajectory of this discipline by legal landmarks: that it is limited and superficial. In response to this, more recent research has sought to analyze this trajectory in a more complex way. However, even they did not study the second half of the 1940s andthe 1950s, 1960s and 1970s, because unrestricted adherence to legal landmarks led to the failure to seek sociology in basic education between 1942 and 1981, with the exception of the normal course. Thus, the objective of this article is to prove the existence of Sociology teaching in the considered period of exclusion. For this, will be investigated a course produced by the TV Cultura of São Paulo and transmitted between 1969 and 1970. In these classes by television, Sociology was actively presentin the section “Human Sciences”, which was prepared with the participation of USP professors. Therefore, the research results point to the potentiality of seeking Sociology in the so-called exclusion period, provided a broaderview of curriculum, beyond legal landmarks and disciplinary curriculum. This means mobilizing, therefore, different agents and fields involved in the recontextualization of knowledge, as theorized by the sociologist Basil Bernstein.Keywords: history of sociology; curriculum; basic education; 1960s and 1970s.
ISSN
2177-6229
Periódico
Autor
Fraga, Alexandre Barbosa
Data
13 de fevereiro de 2020
Formato
Identificador
http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/csu.2020.56.1.04 | 10.4013/csu.2020.56.1.04
Idioma
Editor
Fonte
Ciências Sociais Unisinos; v. 56 n. 1 (2020): Janeiro/Abril; 38-47 | 2177-6229 | 1519-7050
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion