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UMA ANÁLISE SOBRE AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM DE PROFESSORES QUE ATUAM EM AULAS DE RECUPERAÇÃO
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Metadados
Descrição
Como é crescente o número de alunos que apresentam dificuldades de leitura e escrita no ensino fundamental, as escolas buscam minimizar essas dificuldades por meio da recuperação contínua, o que, no entanto, nem sempre se observa. Diante desse fato, este estudo fundamenta-se na perspectiva histórico-cultural e nos aportes da teoria enunciativo-discursiva, e tem como objetivo analisar as concepções de linguagem dos professores de língua portuguesa que assumiram a tarefa da recuperação contínua e intensiva em escolas da rede pública paulista e como essas concepções se materializam em suas práticas pedagógicas. Para isso, foram entrevistados cinco professores dos ensinos fundamental e médio. Os resultados apontam que, para tentarem recuperar alunos que apresentam dificuldades de leitura e escrita, os professores realizam um trabalho com gêneros textuais, sem, no entanto, que estes signifiquem aos alunos. Ocorre, ainda, uma sobrevalorização de exercícios gramaticais que não são revertidos na compreensão e na produção de textos.
ISSN
2238-4979
Colaboradores
Bolsa Mestrado - Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Autor
Bizio, Magda Regina Pereira; Professora Coordenadora - Secretaria de Educação do Estado de São Paulo | Freitas, Ana Paula; Universidade São Francisco | Moretto, Milena; Universidade São Francisco
Data
6 de novembro de 2017
Formato
Idioma
Direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, no todo ou em partes. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Plures-Humanidades o mesmo não será submetido a outros periódicos pelo autor principal ou qualquer coautor.A publicação na Plures-Humanidades implica automaticamente a cessão de direitos autorais do referido artigo à revista.A não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais. (Lei n. 9610, de 19 fev. 1998)
Fonte
Plures Humanidades; v. 18, n. 1 (2017): Plures Humanidades
Assuntos
Educação; Ensino | Teoria Histórico-Cultural; Teoria Enunciativo-Discursiva; Programa de Recuperação; Ensino da Língua Portuguesa; Formação Docente