-
Uma cartografia que pode dançar
- Voltar
Metadados
Descrição
Duas pesquisas em curso: “O que pode a cartografia e a geografia: investigações e invenções em educação” e “Geografias em corpos”. Em ambas, a cartografia está em pauta. Por um lado a cartografia como qualidade de acompanhar processos para que possamos dizer o que é preciso ser dito e, por outro, a cartografia da geografia, responsável por assegurar a produção de mapas ancorada na equivalência do espaço e sua representação. Do nosso encontro e do encontro das duas pesquisas elaboramos uma oficina na modalidade “Atividade Programada” oferecida para alunos do Programa de Pós Graduação em Educação, a fim de que nossas ideias de cartografia “falassem”, cartografamos a sala de aula onde o encontro acontecia. Movimentamos, antes, as noções de cartografia em pauta, para em seguida, como numa dança, fazer com que os oficineiros deslocassem-nas, oscilando entre uma e outra. “O que pode a cartografia de uma sala de aula?”, assim nos colocamos em ação para constituir meios de expressão de uma ideia, criando espaçamentos, nos e por seus corpos, descolados de contextos figurativos e representacionais asfixiantes da ciência maior. Disponibilizamos ao grupo materiais diversos, prestando atenção aos processos de constituição daqueles mapas, afinal, o que é uma sala de aula? Quais são seus planos? Estavam em questão as dificuldades encontradas para o começo do mapeamento, não só do modo de trazer à tona as cartografias daquela sala de aula, mas do modo como presentificá-las.
ISSN
1676-2592
Periódico
Autor
Cazetta, Valéria | Preve, Ana Maria Hoepers
Data
17 de novembro de 2016
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646438 | 10.20396/etd.v18i4.8646438
Idioma
Relação
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646438/14502 | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646438/19826 | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646438/19827 | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646438/19828 | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646438/19829 | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646438/19830 | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646438/19831 | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646438/19832
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 857-874 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 857-874 | ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 857-874 | 1676-2592
Assuntos
Educação geográfica. Oficina. Cartografia geográfica. Cartografia guattariana/deleuziana. | Educação | Geografia | Cartografia
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares | Pesquisa empírica e histórica