-
UMA EPISTEMOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO ONLINE
- Voltar
Metadados
Descrição
Na atualidade, num cenário em que vários conceitos que vão desde a “sociedade da informação”, passando pela “sociedade do conhecimento” até se chegar a “sociedade da aprendizagem”, muito se têm problematizado sobre a questão que aborda a difusão de informações no cenário mundial por meio das tecnologias digitais, em destaque, o cenário educacional. Nesse cenário, em que educação e tecnologia se aliam, investiga-se todo o espaço educacional com a sua infraestrutura, os seus equipamentos, a sua comunidade escolar, e principalmente, a formação de professores e o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. A partir disso, em tempos latentes de cibercultura, emerge uma nova modalidade de ensino: a educação online. Em busca de respostas epistemológicas à demanda desse cenário sociocultural, buscam-se novos referenciais teóricos que possam caracterizar o atual processo de construção do conhecimento e da aprendizagem. Este artigo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, busca relacionar toda essa discussão epistemológica com os contemporâneos estudos de Edgar Morin e a teoria da complexidade desenvolvida pelo autor. Como conclusão, acredita-se que essa reflexão possa oportunizar a possibilidade de se pensar novos paradigmas, práticas, metodologias, métodos e epistemologias, bem como (re)construir relações (im)possíveis entre o processo de ensino-aprendizagem e as tradicionais e consagradas teorias da educação.
ISSN
2238-1279
Autor
Alaim Souza Neto; UDESC - Universidade desenvolvimento Estado de Santa Catarina | Geovana Lunardi-Mendes; UDESC - Universidade do Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina
Data
16 de outubro de 2014
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 11, No 25 (2014); 85-111
Tipo
Avaliado por Pares