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Uma problematização sobre o papel do professor em ambiente hospitalar: divergências e convergências entre as instituições hospital e escola./A problematization about the teacher’s role in hospital environment: divergence and convergence between hospital a
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Descrição
Resumo
Este artigo problematiza como a escrita realizada em Memoriais vem funcionando como uma técnica de si na produção de modos de subjetivação docentes em um Curso de Licenciatura em um Instituto Federal no estado do Rio Grande do Sul. As análises foram realizadas a partir das teorizações foucaultianas, investigando os discursos que atravessam os Memoriais e de que modos esses indivíduos são tomados como objetos de conhecimentos e, ao mesmo tempo, subjetivados a partir dessa técnica específica. A partir disso, esses memoriais podem ser vistos como uma materialidade de regimes de verdade no campo da educação profissional na contemporaneidade. Diagnosticou-se, assim, uma escrita operada como exame de consciência e confissão por meio do discurso da vocação, conscientização, inclusão e do discurso da qualidade/mercado de trabalho, produzindo nesses alunos em processo de formação docente uma relação consigo mesmo que assume o lugar messiânico de conscientização e salvação social das novas gerações. Não se tratou de buscar completamente outra coisa nesse espaço da formação de professores, nem mesmo de denunciar essas práticas como equivocadas, mas discutir a necessidade de criação de algumas brechas para a problematização sobre a existência de outros modos em se tratando da docência, para além dos discursos de salvação.
Palavras-Chave: Formação de professores. Instituição hospitalar. Instituição escolar. Ação docente.
A problematization of teaching subjectivation from writing taken as a technique of the self
Abstract
The purpose of this essay was to discuss the teacher's role in the process of hospital schooling. The debate focused on the relations of this professional’s action in a different institutional space (the hospital) than that implicated in his process of traditional formation (the school). The analysis was based on the main points of convergence discussed in the relevant literature, especially regarding the key issues outlined in this professional’s exercise (Oliveira, 2010; Covic, 2003). The intention is to relate these points of convergence to the demands of teachers working in the hospital. To problematize the teacher’s practice outside school environment, the teacher’s role was discussed approaching the idea of action developed by Hannah Arendt in The human condition (2007). Finally, was discussed the idea of interface between the two institutions involved in schooling at hospitals, that is, the hospital and the school. That argument is what allowed to reflect on the teachers’ exercise in a way that it was not reduced to professional formation restricted to school, but to aim, above all, a formation with emphasis on the action of this professional, no matter the space in which he shall exercise his function.
Keywords: Teacher’s formation. Hospital institution. School institution. Teacher action.
ISSN
2238-1279
Autor
Fernando Lionel Quiroga; Universidade Estadual de Goiás | Amália Neide Covic; Universidade Federal de São Paulo
Data
3 de setembro de 2018
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 15, No 40 (2018); 92-114
Tipo
Avaliado por Pares