Descrição
Partindo do panorama traçado pelo crítico carioca Roberto Pontual em Explode Geração!, livro publicado em 1985, pretende-se analisar em que medida a questão da identidade brasileira na arte realizada no país encontrou respaldo na cena dos anos 1980, momento em que a produção de uma jovem geração de artistas foi alinhada à tradição do barroco brasileiro, tradição esta que, segundo o crítico, perpassaria e alinhavaria alguns dos trabalhos do período, fornecendo-lhes uma espécie de chancela de uma brasilidade insuspeita, a despeito de todo contato que travavam com a arte internacional. Esta "resenha tardia" propõe-se tão somente indicar caminhos possíveis para futuros estudos mais detalhados acerca de tal questão. || Departing from the broad outlook delineated by the Brazilian (born in Rio de Janeiro) art critic Robert Pontual in his book Explode Geração!, published in 1985, this article intends to assess to what extent has the issue of Brazilian identity within art production in the country found resonance amid the artistic scene of the 1980s, a moment in which the production of a younger generation of artists who had been aligned to the tradition of the Brazilian barroque, a tradition that, according to the critic, would cut through and bring together some of the artworks of that period, bestowing upon them a token of unsuspected Brazilianness, in spite of all the contacts and links established among them and the art produced in the international sphere. This "late review" is a mere attempt to pinpoint some pathways for future more detailed studies about the matter.