Descrição
O desafio de constantes mudanças no ambiente de negócios, no crescimento populacional, bem como nas alterações na legislação e nos padrões de consumo conduzem as empresas a buscarem soluções mais sustentáveis e que atendam às necessidades cada vez mais específicas dos consumidores. Abordagens denominadas como Sistemas Produto-Serviço (Product-service Systems - PSS) têm sido consideradas como uma resposta inovadora a esse desafio, por apresentarem soluções completas, com produtos físicos e serviços que trazem benefícios aos consumidores e fornecedores, ao mesmo tempo em que otimizam recursos e mitigam impactos ambientais. A partir de uma revisão sistemática da literatura, aspectos relevantes sobre a inovação de sistemas tradicionais para modelos PSS são apresentados e discutidos. Tais aspectos compreendem os métodos de transição para PSS, fatores que influenciam na transição, métodos para avaliação do PSS, bem como os facilitadores a sua implementação. Os resultados demonstram fatores indispensáveis para implementação do PSS, tais como: compreensão dos conceitos do PSS, participação dos diversos stakeholders, organização interna com conhecimento de serviços e inserção da dimensão social. Finalmente, são apresentadas sugestões para trabalhos futuros, a partir das lacunas de pesquisa identificadas e limitações dos estudos existentes.