-
“UN MANIFIESTO A LA MUJER BRASILEÑA”: GRUPO FEMENINO DE ESTUDIOS SOCIALES Y ACTUACIÓN DE LAS MUJERES EN LA PRENSA||“A MANIFEST FOR BRAZILIAN WOMEN”: FEMININE GROUP OF SOCIAL STUDIES AND WOMEN’S PARTICIPATION IN THE PRESS||“UM MANIFESTO À MULHER BRASILEIRA”: GRUPO FEMININO DE ESTUDOS SOCIAIS E ATUAÇÃO DAS MULHERES NA IMPRENSA
- Voltar
Metadados
Descrição
The objective of this work is to analyze the performance of teachers in the Rio press in the context of the First Republic. For that, it was necessary to understand the conditions and norms in which the women were subject in that period. From the elucidation of the role attributed to women, it was possible to perceive that the teaching profession has become an important space of female occupation. In this sense, the “Manifest to the Brazilian Woman”, published in the newspaper Voz do Povo in 1920 by the Women’s Social Studies Group, was selected as the guiding principle of the study, with the presence of female teachers in its composition. Among the contents included in the manifest were the discussions on “women’s emancipation”, aimed at freeing women from the "various forms of bondage" to which they were subjected. In order to problematize the debate held, we also sought to analyze the visibility given to the discourses of teachers in the newspapers Correio da Manhã and A Razão. The research allowed to observe relevant aspects of the experience of women taken as subjects of the history of that historical moment.
||
Analizar la actuación de profesoras en la prensa carioca en el contexto de la Primera República es el objetivo de este trabajo. Para ello se hizo necesario el entendimiento de las condiciones y normas a que las mujeres estaban sujetas en aquel período. A partir de la elucidación de la función atribuida a las mismas, fue posible percibir que la profesión docente se ha convertido en un espacio importante de ocupación femenina. En este sentido, se eligió como eje orientador del estudio el "Manifiesto a la Mujer Brasileña", publicado en el diario Voz do Povo, en 1920, por el Grupo Femenino de Estudios Sociales, con la presencia de profesoras en su composición. Entre los contenidos presentados en el manifiesto se destacaban las discusiones sobre la "emancipación femenina", con el fin de liberar a las mujeres de las "diversas formas de esclavitud" a las que estaban sometidas. Con el interés de problematizar el debate trabado, aún, se buscó analizar la visibilidad dada a los discursos de profesoras en los periódicos Correio da Manhã y A Razão. La investigación permitió observar aspectos relevantes de la experiencia de mujeres tomadas como sujetos de la historia de aquel momento histórico.
||
Analisar a atuação de professoras na imprensa carioca no contexto da Primeira República é o objetivo deste trabalho. Para tanto se fez necessário o entendimento das condições e normas a que as mulheres estavam sujeitas naquele período. A partir da elucidação do papel delegado às mesmas, foi possível perceber que a profissão docente tornou-se um espaço importante de ocupação feminina. Neste sentido, elegeu-se como eixo norteador do estudo o “Manifesto à Mulher Brasileira”, publicado no jornal Voz do Povo, em 1920, pelo Grupo Feminino de Estudos Sociais, com a presença de professoras em sua composição. Entre os conteúdos trazidos no manifesto destacavam-se as discussões sobre a “emancipação feminina”, visando libertar as mulheres das “diversas formas de escravidão” a que estavam submetidas. A fim de problematizar o debate travado, ainda, buscou-se analisar a visibilidade dada aos discursos de professoras nos jornais Correio da Manhã e A Razão. A pesquisa permitiu observar aspectos relevantes da experiência de mulheres tomadas como sujeitos da história daquele momento histórico.
ISSN
2178-2679
Periódico
Autor
da Silva, Marcelo Gomes | Alves, Claudia
Data
1 de janeiro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5989 | 10.22481/praxisedu.v16i38.5989
Idioma
Editor
Fonte
Práxis Educacional; v. 16 n. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 66-87 | Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 66-87 | Práxis Educacional; Vol. 16 No. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 66-87 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Emancipação feminina | Imprensa | Profissão docente | Emancipación femenina | Prensa | Profesión docente | Women’s Emancipation | Press | Teaching profession
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion