-
Una cartografía sobre la Enseñanza de las Artes Visuales en la BNCC entre 2014-2018||Uma cartografia sobre o Ensino das Artes Visuais na BNCC entre 2014-2018
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artículo presenta una cartografía sobre la Enseñanza de las Artes Visuales en la Base Nacional Común Curricular (BNCC), entre 2014 y 2018. La BNCC se inserta en las políticas curriculares que sobrepasa sus dominios, siendo representada como una reforma educativa. Los aspectos más destacados se vinculan al contexto de producción del documento, enfatizando la desvalorización del Arte en esa política curricular frente a la ya conquistada demarcación como conocimiento en políticas anteriores, lo que demandó un amplio movimiento de resistencia de artistas y educadores. Los resultados apuntan a una ausencia de disertaciones y tesis que discutan esa política curricular para la Enseñanza de las Artes Visuales comparando las varias versiones del documento, indicando sus continuidades y discontinuidades en virtud de los proyectos educativos en disputa.||Este artigo apresenta uma cartografia sobre o Ensino das Artes Visuais na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entre 2014 e 2018. A BNCC insere-se nas políticas curriculares que ultrapassa seus domínios, sendo representada como uma reforma educacional. Os aspectos mais destacados vinculam-se ao contexto de produção do documento, enfatizando a desvalorização da Arte nessa política curricular frente a já conquistada demarcação como conhecimento em políticas anteriores, o que demandou um amplo movimento de resistência de artistas e educadores. Os resultados apontam para uma ausência de dissertações e teses que discutam essa política curricular para o Ensino das Artes Visuais cotejando as várias versões do documento, indicando suas continuidades e descontinuidades em virtude dos projetos educacionais em disputa.
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
Sardelich, Maria Emilia | Panho, Guilherme
Data
31 de agosto de 2018
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/83395 | 10.22456/2357-9854.83395
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/83395/49627 | /*ref*/ALVES, Nilda. Sobre a possibilidade e a necessidade de uma base nacional comum. Revista E-Curriculum, São Paulo, v.2, n.3, p.1464-1479, out. /dez. 2014. | /*ref*/ALVES, Nilda. Redes educativas “dentrofora” das escolas exemplificadas pela formação de professores. In: DALBEN, Ângela et al. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 49-66. | /*ref*/ALVES, Flávia Teodoro. Corpoarte: felicidade e resistência. 2017. 213 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2017. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNSP_0e632041a5289200be02434ae973bb6e Acesso em: 22 abr. 2018. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. Políticas públicas para o ensino da arte no Brasil: o perde e ganha das lutas. Arte Educação On Line, 26 jan. 2016. Disponível em: http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/ biblioteca/acervo/producao-academica/002791825.pdf Acesso em: 26 mai. 2018. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. O Dilema das Artes no Ensino Médio no Brasil. Colégio Pedro II, Revista do Departamento de Desenho e Artes Visuais, Rio de Janeiro, v. 1, n.1, p. 6-11, 2017a. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. O dilema das Artes no Ensino Médio no Brasil. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG. v. 7, n.13: mai.2017b. | /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC: abril 2017a. | /*ref*/BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n. 15/2017. 2017b. | /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. | /*ref*/CARVALHO, Carla. Uma reflexão acerca das artes visuais sobre a segunda versão da Base Nacional Comum Curricular. Linguagens: Revista de Letras, Artes e Comunicação, Blumenau, v. 10, n. 3, p. 502-521, set./dez. 2016. | /*ref*/CÓSSIO, Maria de Fátima. Base Comum Nacional: uma discussão para além do currículo. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 1570-1590, out./dez. 2014. | /*ref*/COSTA, Lucio Bedin da. Cartografia: uma outra forma de pesquisar. Revista Digital do LAV, Santa Maria, v. 7, n. 2, p. 66-77, mai./ago. 2014. | /*ref*/DINIZ, I. K. dos S. A dança no ensino médio: material didático apoiado pelas TIC. 2017. 358 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2017. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNSP_3c6babaec69cc9d0a052cf3bb59b3aa5 Acesso em: 22 abr. 2018 | /*ref*/FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 11. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1997. | /*ref*/FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989. | /*ref*/FREITAS, Luiz Carlos de. BNCC: uma base para o gerencialismo-populista. Blog do Freitas, 07 abr. 2017. Disponível em: Acesso em: 26 mai. 2018. | /*ref*/GABRE, Solange de Fátima. A arte na educação infantil: uma reflexão a partir dos documentos oficiais RCNEI – DCNEI – BNCC. Linguagens: Revista de Letras, Artes e Comunicação, Blumenau, v. 10, n. 3, p. 491-501, set./dez. 2016. | /*ref*/IAVELBERG, Rosa. A Base Nacional Curricular Comum e a formação dos professores de Arte. Horizontes, v. 36, n. 1, p. 74-84, jan./abr. 2018. | /*ref*/LOPES, Alice Casimiro. Políticas curriculares: continuidade ou mudança de rumos? Revista Brasileira de Educação, n. 26, p.109-118, ago. 2004. | /*ref*/MAINARDES, Jefferson. Reflexões sobre o objeto de estudo da política educacional. Laplage em Revista, Sorocaba, v.4, n. 1, p. 186-201, jan./abr. 2018. | /*ref*/MORAES, Alice Ferry de; OLIVEIRA, Telma Maria de. Experiências relacionadas ao levantamento de teses e dissertações. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 20, n.1, p. 73-81, jan./abr. 2010. | /*ref*/OLIVEIRA, Marilda O. de; MOSSI, Cristian P. Cartografia como estratégia metodológica: inflexões para pesquisa em educação. Conjecturas, Caxias do Sul, v. 19, n. 3, p. 185–198, set./dez. 2014. | /*ref*/PERES, José Roberto Pereira Peres. Questões atuais do Ensino de Arte no Brasil: O lugar da Arte na Base Nacional Comum Curricular. Colégio Pedro II, Revista do Departamento de Desenho e Artes Visuais, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 24- 36, 2017. | /*ref*/RIBEIRO, João Ubaldo. Política: quem manda, por que manda, como manda. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. | /*ref*/ROMANELLI, Guilherme Gabriel Ballande. Falando sobre a Arte na Base Nacional Comum Curricular- BNCC- um ponto de vista da Educação Musical. Linguagens, Revista de Letras, Artes e Comunicação. v. 10, n. 3, p. 476- 490, 2016. | /*ref*/SANTOS, Marco Antônio. O "partido" das fundações empresariais que atuam na educação. Observatório na Mídia, 10 ago. 2016. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/observatorio-na-midia/passei-a-vida-toda-fugindo-de-politica-conta-lemann. Acesso em: 26 mai. 2018. | /*ref*/SENA, Ibsen Perucci de. A organização do conteúdo de Música no componente curricular Arte: dois estudos de caso com professores da rede pública de educação do DF. 2016. 182 f. Dissertação (Mestrado em Música em Contexto) – Universidade de Brasília, Brasília. 2016. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNB_3e621751813f1be3268a1e52e4e22cc3 Acesso em: 22 abr. 2018.
Direitos autorais
Direitos autorais 2018 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 5, n. 2 (2018): Ensino de artes visuais e Políticas Públicas Educacionais | Revista GEARTE; v. 5, n. 2 (2018): Ensino de artes visuais e Políticas Públicas Educacionais | 2357-9854
Assuntos
Política educativa. Política curricular. Enseñanza de las Artes Visuales. BNCC. | Artes Visuais. | Política educacional. Política curricular. Ensino das Artes Visuais. BNCC.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion