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Unidades fraseológicas com zoônimos (UFz) e as abonações||Phraseological units with zoonyms (UFz) and examples
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Metadados
Descrição
O presente artigo visa a investigar as unidades fraseológicas com zoônimos (UFz), em dicionários bilíngues escolares. As UFz são expressões populares que carregam nome de animais em suas composições, como por exemplo, ser uma anta, ser cachorro sem dono. Tomamos por base a Metalexicografia que investiga a elaboração de dicionários e a Fraseologia que tem como objeto de estudo as unidades fraseológicas (UF). De acordo com ORTIZ ÁLVAREZ (2000), as unidades que compõem a fraseologia expressam imagens do mundo real, experiências cotidianas que denotam a sabedoria de um povo, tornando-se um importantíssimo veículo de identidade e de cultura. Seguindo as UFz de A à Z, presentes no corpus de estudos de Budny (2015), utilizamos a ferramenta Google para buscar abonações em português, ou seja, exemplos, contextos de uso para contribuir com o banco de dados que está sendo elaborado. Justificamos a necessidade desse estudo para encontrar exemplos que possibilitem melhor entendimento dos significados das UFz para estrangeiros que aprendem nossa língua e que nem sempre conseguem entender os significados das expressões se não forem devidamente exemplificadas e também para usuários que precisam verter do português para o inglês essas expressões, que têm significados peculiares. Diante disso esperamos contribuir para a melhoria da organização de dicionários na contextualização das UFz.||The present paper aims at investigating the phraseological units with zoonyms (UFz) in bilingual school dictionaries. The UFz are popular expressions that carry the name of animals in their compositions, such as, ser uma anta, ser cachorro sem dono. We take the foundations of Metalexicography that investigates the elaboration of dictionaries and of Phraseology that has the phraseological units as its object of studying. According to ORTIZ ÁLVAREZ (2000), the units that make up the phraseological units express images of the real world, everyday experiences that denote the wisdom of a people, and become a very important vehicle of identity and culture. Following the UFz from A to Z, present in Budny's corpora (2015), we used the Google tool to search for Portuguese grants for them, that is, examples, contexts of use to contribute to the database that is being elaborated. We justify the need of this study to find examples that allow a better understanding of the meanings of UFz for foreigners who learn our language and who cannot always understand the meanings of expressions if they are not properly exemplified and also for users who need to translate from Portuguese to English expressions, which have peculiar meanings. In view of this we hope to contribute to the improvement of the organization of dictionaries in the contextualization of UFz.
ISSN
2316-6169
Autor
Budny, Rosana | Leite, Gabrielly Gomes
Data
19 de dezembro de 2018
Formato
Identificador
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/7408 | 10.30612/arredia.v7i12.7408
Idioma
Relação
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/7408/4905 | /*ref*/BUDNY, Rosana. Unidades fraseológicas com zoônimos em dicionários monolíngues e bilíngues (português-inglês) e em livros didáticos do PNLD. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, Florianópolis, 2015. | /*ref*/DICIONÁRIO AULETE DIGITAL. Disponível em http://www.aulete.com.br/. Acesso em Agosto de 2016. | /*ref*/DICIONÁRIO DE EXPRESSÕES. Disponível em http://dicionariodeexpressoes.com.br/ Acesso em Agosto de 2016. | /*ref*/HARTMANN, R. R. K. Interlingual lexicography. Tübingen: Max Niemeyer Verlag, 2007. | /*ref*/KRIEGER, M. G. Políticas públicas e dicionários para escola: o programa nacional do livro didático e seu impacto sobre a lexicografia didática. Cadernos de Tradução, Florianópolis. v. 18, p. 235-252, 2006. | /*ref*/ORTÍZ ÁLVAREZ, M. L. Expressões idiomáticas do português do Brasil e do espanhol de Cuba: estudo contrastivo e implicações para o ensino de português como língua estrangeira. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – IEL, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000. | /*ref*/SNELL-HORNBY, M. Towards a learner´s bilingual dictionary. COWIE, A. (Ed.) The dictionary and the language learner, Papers from the Euralex Seminar at the University of Leeds. Tubingen, Niemeyer, 1987. p. 159-170. | /*ref*/WELKER, H. A. Dicionários – Uma pequena introdução à Lexicografia. Brasília: Thesaurus, 2004.
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 ArReDia | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
Fonte
ArReDia; v. 7, n. 12 (2018); 6-19 | 2316-6169
Assuntos
Metalexicografia. Unidades fraseológicas com zoônimos. Abonações. | Metalexicography. Phraseological units with zoonyms. Grants.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion