Descrição
Resumo: No município de Igarapé-Açu (PA), está localizado o Campus X, da Universidade do Estado do Pará, para o qual, universitários empreendem a pendularidade como acesso ao Ensino Superior. Para entender a realidade da migração estudantil, diversas pesquisas a enfocam pelo viés que leva em consideração relações socioeconômicas que envolvem diretamente a busca pelo mercado de trabalho. Entretanto, buscando os significados das experiências estudantis em uma espacialidade onde o Campus Universitário assume um papel primordial, tracei como objetivo principal compreender as experiências de estudantes-migrantes com o espaço de chegada-partida-chegada pendular em Igarapé-Açu, o Campus da UEPA. Utilizando o método fenomenológico, entrevistei quatro estudantes-migrantes para entender como a pendularidade implica nas significações das experiências destes estudantes-migrantes com o espaço universitário. Os relatos manifestaram um misto de simbolismos em torno do Campus como espaço lugarizado/deslugarizado, rearranjando não apenas afetividades e/ou repulsas, mas os sentidos que os migrantes colocam como fundamentais para o presente e futuro. A pendularidade termina por espacializar um cotidiano com percepções de união e separação na relação dos universitários com referenciais espaciais, esperança e angústia ante a rotina transitória, possibilidades e limitações do espaço universitário pela ótica de estudantes que fazem dele um local de significados por toda uma vida1.Palavras-Chave: Pendularidade; Estudante-Migrante; Espaço Universitário; Igarapé-Açu.