-
University teaching in the last ten years: indications for a post- pandemic context ||Educación universitaria en los últimos diez años: indicaciones para un contexto pospandémico ||O ensino universitário nos últimos dez anos: indicações para um contexto pós-pandêmico
- Voltar
Metadados
Descrição
O estudo buscou analisar as pesquisas desenvolvidas nos últimos dez anos sobre a temática do ensino universitário, para possíveis indicações no contexto educacional pós-pandemia. Para tanto, nos apoiamos na abordagem qualitativa e no levantamento de pesquisas em plataformas nacionais e internacionais nos últimos dez anos. Utilizamos a análise de conteúdos de Bardin (2004). As pesquisas apontam sentidos e significados múltiplos e complexos atribuídos ao ensino universitário advindos da dinamicidade e transformações sociais e históricas. A pandemia revelou novos desafios da formação nas Universidades, pois um novo perfil de profissional passa a ser exigido pela sociedade. Faz-se necessário investimento na formação desses professores, a fim de ressignificar concepções de ensino aprendizagem, currículo, avaliação, políticas, para contribuir com práticas significativas de formação profissional.||La investigación buscó analizar la investigación desarrollada en los últimos diez años sobre el tema de la educación universitaria en busca de posibles indicaciones en el contexto educativo pospandémico. Con este fin, confiamos en el enfoque cualitativo y la investigación en plataformas nacionales e internacionales en los últimos diez años. Utilizamos el análisis de contenido de Bardin (2004). Las investigaciones señalan rasgos y significados múltiples y complejos atribuidos a la educación universitaria debido a la dinámica y las transformaciones sociales históricas. La pandemia reveló nuevos desafíos de capacitación en las universidades, ya que la sociedad ahora requiere un nuevo perfil profesional. Es necesario invertir en la capacitación de estos docentes para replantear los conceptos de enseñanza, aprendizaje, currículo, evaluación, políticas, para contribuir con prácticas significativas de capacitación profesional.||This study aimed to analyze research developed in the last ten years about the university teaching topic for possible indications in the post-pandemic educational context. For that the study is supported by the qualitative analysis and research survey in national and international platforms from the last ten years. Bardin’s content analysis (2004) was used as basis. The researches point to multiple senses and meanings attributed to university teaching that come from dynamicity and socio-historical transformations. The pandemic reveals new challenges in training individuals in the Universities as a new professional profile is now required by the society. It is necessary to invest in training those professors with the objective of reframing concepts of the learning and teaching processes, as well as the curriculum, evaluation, politics, and others to contribute with meaningful practices of professional training.
ISSN
2178-2679
Periódico
Autor
Silva, Nathali Gomes | Aguiar, Maria da Conceição Carrilho de
Data
1 de julho de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6764 | 10.22481/praxisedu.v17i46.6764
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Práxis Educacional | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
Fonte
Práxis Educacional; v. 17 n. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 1-23 | Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 1-23 | Práxis Educacional; Vol. 17 No. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 1-23 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Educación universitária | Educación pospandémica | Formación de profesores | University teaching | Post-pandemic Education | Teacher/Professor Training | Ensino universitário | Educação pós-pandemia | Formação de professores
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares