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User Requirements for Immersive Mediated Performance Spaces||Necessidades dos usuários de espaços de performances imersivas mediatizadas
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Metadados
Descrição
Over the last two decades performance artists have made use of videoconferencing systems for installations, joint performances and rehearsals; often negotiating costly and bespoke (custom-made) soft and hardware. More recently, pervasive and low-cost videoconferencing technology has successfully been applied in mediated installations, paving the way for the technology to be incorporated into the curriculum of performance colleges thereby creating a need for systematic user requirement research. We report on a study in which theatre and dance students collaborated across a videoconferencing connection. The results highlighted different requirements for distributed theatre and dance practitioners and these findings form an input into an EU Framework 7 research program focusing on how to better support the mediated performance space and enable audience feedback and interaction. We highlight theoretical perspectives relevant to telepresence in performance. Lastly we describe how insights into user requirements for immersive mediated performance spaces led to building a prototype consisting of two Computer Aided Virtual Environments (CAVEs) connected via the Internet.||Nas duas últimas décadas artistas performáticos vêm fazendo uso desistemas de videoconferências para instalações, performances conjuntas e ensaios, frequentemente negociando por preço elevado tanto o software quanto o hardware “bespoke” (feito sob encomenda). Recentemente, tecnologia pervasiva de baixo-custo para videoconferência tem sido aplicada em instalações mediadas, abrindo o caminho para uma tecnologia a ser incorporada no currículo das escolas superiores de performance, criando assim a obrigação de uma investigação sistemática sobre as necessidades do usuário. Relatamos um estudo no qual estudantes de teatro e de dança compartilham experiência por meio de conexão de videoconferência. Os resultados ressaltam as diferentes exigências feitas aos difusores de práticas de teatro e dança e esses resultados contribuem para um programa de investigação da UE Framework 7, cujo enfoque é a melhor forma de apoiar o espaço de atuação mediada, e permitir resposta interativa do público. Ressaltamos perspectivas teóricas relevantes para a telepresença em performance. Por último, descrevemos como insights sobre as necessidades dos usuários de espaços de performances imersivas mediadas levaram à construção de um protótipo que consiste em duas cavernas (CAVEs – Ambientes virtuais em Computer Aided [CAD]), conectadas através da internet.
ISSN
2358-2006
Periódico
Autor
Geelhoed, Erik | Stenton, Phil | Singh-Barmi, Kuldip | Biscoe, Ian
Data
27 de abril de 2014
Formato
Identificador
//periodicos.ufba.br/index.php/mapad2/article/view/10099
Relação
//periodicos.ufba.br/index.php/mapad2/article/view/10099/7230 | //periodicos.ufba.br/index.php/mapad2/article/view/10099/7238
Fonte
Revista Eletrônica MAPA D2 - Mapa e Programa de Artes em Dança (e Performance) Digital; v. 1 n. 1 (2014) | 2358-2006
Assuntos
Performance mediada | Pesquisa de usuários | Videoconferência | Telepresença | Mediated Performance | User research | Videoconferencing | Telepresence.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares