-
Uso de smartphones na prática educativa: experiência e processo criativo
- Voltar
Metadados
Descrição
Apresento neste artigo algumas considerações sobre uma experiência em que os smartphones foram usados não como ferramenta didática para o ensino de conteúdos escolares. Ao longo do processo de desenvolvimento da minha pesquisa de mestrado em que analisei as possibilidades de uso dos smartphones em situações escolares de aprendizagem me deparei com outra perspectiva para pensar o uso das novas tecnologias da informação e os seus dispositivos móveis de comunicação em práticas educativas. Essa perspectiva se refere não a maneiras de usar esses dispositivos para tarefas que visam à aprendizagem, mas ao emprego dos seus recursos em experiências educativas que se constituem como processos de criação. Com base em Leite (2011), considero que as formas de desenvolver as práticas educativas devem ir além da concepção de trabalho estritamente didático e técnico, constituindo de outra maneira espaços possíveis onde emergem experiências educativas. Entendo, portanto que é preciso analisar se os smartphones podem ser considerados potentes instrumentos para a realização de práticas educativas nas quais a criação pode se efetivar como produção maquínica (GUATTARI, 1996). Essa análise deve ser efetivada observando como nas intersecções da máquina social (a escola) com as máquinas técnicas (smartphones) pode ocorrer o alargamento das possibilidades de criação. A experimentação nas práticas educativas deve, portanto, ir muito além da mera possibilidade de encontrar novas maneiras de ensinar conteúdos.
ISSN
1676-2592
Periódico
Autor
Nunes, Alexandre Gasparotti
Data
17 de novembro de 2016
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646411 | 10.20396/etd.v18i4.8646411
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 889-902 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 889-902 | ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 889-902 | 1676-2592
Assuntos
Smartphones. Experiências educativas. Processo criativo. | Educação escolar | Práticas educativas
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares | Pesquisa experimental