Descrição
Este artigo apresenta resultados de pesquisa de mestrado em Educação na área de formação de professores. Objetiva relacionar algumas categorias elencadas por György Lukács em artigos de crítica e teoria literária com a práxis do professor de literatura na escola pública brasileira. As categorias estudadas foram figuração, narração [centralidade da ação], fisionomia intelectual, autonomia, perspectiva, tipicidade e genericidade. A metodologia desenvolvida se compôs de duas partes fundamentais: pesquisa bibliográfica da obra de Lukács para elencar as características e categorias que esboçassem uma compreensão revolucionária da arte; em seguida, realizou-se um estudo documental das Orientações Curriculares Nacionais da área de Linguagens, códigos e suas tecnologias do capítulo sobre a literatura, centrando-se na captação dos fundamentos filosóficos e estéticos para a prática do professor de literatura. O estudo permitiu compreender que as diretrizes para o ensino de literatura tomam uma concepção de arte e de trabalho que se alinham aos interesses da sociedade capitalista. A pesquisa bibliográfica indicou que é possível construir elementos didáticos úteis ao ensino de arte e literatura para auxiliar na autoconsciência de si que a arte procura estabelecer no mundo dos homens.