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Value-added indicator and topics on consistency and stability: an application to Brazil||Indicador de Valor adicionado y Topicos Sobre Consistencia y Estabilidad: una aplicacion a Brasil||Indicador de valor acrescentado e topicos sobre consistencia e estabilidade: uma aplicação ao Brasil
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Metadados
Descrição
The paper presents a value-added approach in the context of the literature of school effectiveness. Relevant aspects such as the use of the value-added indicator, the choice of the statistical model, and the scientific properties of consistency and stability in Brazilian education are discussed. The empirical evidence presented is based on the variance component models applied to GERES 2005 data collected in the municipality of Campinas. The results show that the indicator obtained by the contextualized results model is rather different from the one obtained by a value-added model, supporting the need of conducting longitudinal data studies. The findings about consistency and stability suggest the value-added usefulness to timely diagnose schools that systematically perform as effective schools or as ineffective schools.||Este artículo analiza el abordaje de valor adicionado en el contexto de la literatura de eficácia escolar. Discutidos aspectos importantes de los últimos avances actuales sobre el uso del indicador de valor adicionado, el enfoque recae sobre los problemas surgidos al elegir el modelo estadistico y las propiedades de consistencia y estabilidad del indicador, dentro del contexto educacional brasileño. Se presentan las ventajas y limitaciones que, a su vez, esclarecen el uso que se le puede dar. El componente empirico se desarrolla a traves de la aplicacion de un modelo multinivel de componentes de varianza a los datos del GERES 2005 (Estudio de la Generacion Escolar 2005) referentes al municipio de Campinas (Brasil), ya que presenta, simultaneamente, mayor porcentaje de escuelas por estrato y menor tasa de desavenencia. La evidencia empirica revela que el indicador que el modelo de resultados contextualizados produce es muy diferente del de valor adicionado, lo que fundamenta la necesidad de adopcion de estudios longitudinales. Los niveles de consistencia y de estabilidad encontrados frente a los modelos de valor adicionado verificados sugieren su utilidad para diagnosticar a tiempo las escuelas que sistematicamente presentan desempeño propio de escuelas eficaces o de no eficaces.||Este artigo examina a abordagem de valor acrescentado no contexto da literatura de eficácia escolar. Debatidos aspetos relevantes do estado-da-arte sobre o uso do indicador de valor acrescentado, o enfoque recai sobre os problemas de escolha do modelo estatistico e o das propriedades de consistencia e estabilidade do indicador, considerando o contexto educacional brasileiro. Sao apresentadas as vantagens e limitacoes que, por sua vez, elucidam quanto ao uso que lhe possa ser dado. A componente empirica e desenvolvida atraves da aplicação de modelo multinivel de componentes de variância aos dados do GERES 2005 referentes ao municipio de Campinas, dado este apresentar, simultaneamente, maior percentagem de escolas por estrato e menor taxa de atrito. A evidencia empirica revela que o indicador produzido pelo modelo de resultados contextualizados e muito diferente do de valor acrescentado, sustentando a necessidade de adocao de estudos longitudinais. Os niveis de consistencia e de estabilidade encontrados face aos dois modelos de valor acrescentado testados sugerem a sua utilidade para atempadamente diagnosticar as escolas que sistematicamente apresentam desempenho proprio de escolas eficazes ou de escolas nao eficazes.
ISSN
1809-4465
Autor
Ferrao, Maria Eugenia | Couto, Alcino
Data
19 de janeiro de 2012
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 21, n. 78 (2013): Revista Ensaio - Jan./Mar.; 131-164 | 1809-4465 | 0104-4036
Assuntos
Desempeño escolar; Evaluacion; Valor adicionado; Modelo de regresion multinivel; GERES 2005 | School performance; Evaluation; Value added; Multilevel model; GERES 2005 | Desempenho escolar; Avaliação; Valor acrescentado; Modelo de regressao multinivel; GERES 2005
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion