Descrição
Este artigo visa observar variações em produções intermidiáticas semelhantes. Para tanto, analisamos dois episódios de The Simpsons, o E1 T6 (1994), intitulado Bart of Darkness, e o E20 T14 (2009), intitulado In the Name of the Grandfather. O primeiro tem como hipotextos o filme Rear Window, de Alfred Hitchcock, e o conto homônimo, de Cornell Woolrich, além das referências ao romance e ao filme Heart of Darkness. O segundo tem como hipotexto informações sobre a cultura irlandesa encontradas nos contos de James Joyce e em produções de outros autores e músicos, e, como referências, a autobiografia Proved Innocent e os filmes In the Name of the Father (adaptação da autobiografia) e Angela´s Ashes. Para discutir essa rede de relações, utilizamos a terminologia proposta por Gérard Genette (2003), e estudos sobre adaptação e intermidialidade de Brian McFarlane (1996) e Irina Rajewsky (2012), respectivamente.||This paper aims to observe variations in similar intermediatic productions; therefore, we analyze two episodes from The Simpsons, E1 T6 (1994), Bart of Darkness, and E20 T14 (2009), In the Name of the Grandfather. The first one is based the film Rear Window, by Alfred Hitchcock, and the homonymous short story, by Cornell Woolrich, besides including references to the novel and film Heart of Darkness. The second one is based on information about Irish culture found in many writings, among them the short stories by James Joyce and the works by Jonathan Goldman, and, as references, the autobiography Proved Innocent and the film In the Name of the Father (adaptation of the autobiography) and the novel and film Angela´s Ashes. To discuss this network of relationships, we make use of the terminology proposed by Gérard Genette (2003), and the studies about adaptation by Brian McFarlane (1996) and Irina Rajewsky (2012), respectively.