-
VERDADE E REPRESENTAÇÃO NA PERSPECTIVA INVERSA
- Voltar
Metadados
Descrição
Classification systems in the history of art and architecture bring periodization as a fundamental category in the judgment and classifications of works, despite the evidence that artists violated the rules inforce, in the name of artistic differentiation and elevation, to surpass the models. This point of view privileges Renaissance techniques of representation as authentic and sacralizes them, hindering their symbolic reading. What is considered authentic acquires a modeling function, being less question edthan it should. On the other hand, the automation of symbolic analysis on medieval paintings, by the logic of the illustrated dictionary, hampers the deconstruction of the ideological structure. The works are classified more by their similarities, what gives the mavalue of gender, andless by their peculiarities. Contrary to the prevailing vie wthat medieval symbolic artis inferior to realistic Renaissance painting, Pável Floriênski proposes the concept of inverse perspective, oriconographic, developed in 1919 from the study of the paintings of the Russian icons of. This contraposition seems to be resolved by the Russian author's argument, but denying a canonical system imposes another, more ancient and dominant than the first. It is proposed here the estrangement of the validity of the inverse perspective as a resource of inversion, suggesting the inverse of the inversion that the inverse perspective proposes. If the inverse shows the symbolic hierarchy between the iconsand scenario, itis more authentic because it hides less these manticorderofpower.Fromtherecognitionoftheartistic resources it is possible to make a secular reading of what is consideredsacredineachperiod.Forthat,theconceptof "estrangement"developed by Sklovsky among the Russian formalists at the beginning of the 20th century is proposed,aswellas the use of allegoric alreading as procedures tode-automate the habitual gaze of an object by displacing it from its initialidentity.||Os sistemas de classificações da história da arte e da arquitetura trazem a periodização como categoria fundamental no julgamento e classificações das obras, apesar das evidências de que os artistas violavam as regras vigentes para, em nome da diferenciação e da elevação artísticas, superarem os modelos. Essa visão não só privilegia as técnicas renascentistas de representação comoautênticas, como também as sacraliza, dificultando a sua leitura simbólica. O que é considerado como autêntico adquire uma função modelar, sendo menos questionado do que deveria. Por outro lado, a automatização da análise simbólica sobre as pinturas medievais, na lógica do dicionário ilustrado, dificulta a desconstrução da estrutura ideológica. As obras são classificadas mais pelas suas semelhanças, o que lhes confere um valor de gênero, e menos pelas suas particularidades. Contrapondo a visão dominante de que a arte simbólica medieval é inferior à pintura realista renascentista, Pável Floriênski propõe o conceito da perspectiva inversa, ou iconográfica, desenvolvido em 1919 a partir do estudo das pinturas dos ícones russosd a idade média. Essa contraposição parece resolvida pela argumentação do autor russo, mas, ao negar um sistema canônico, impõe outro, mais antigo e dominante que o primeiro. Propõe-se aqui o estranhamento da validade da perspectiva inversa como recurso de inversão, sugerindo o inverso da inversão que a perspectiva inversa propõe. Se a inversa mostra a hierarquia simbólica entre os ícones e cenário, esta é mais autêntica, pois esconde menos a ordem semântica de poder. A partir do reconhecimento dos recursos artísticos é possível se fazer uma leitura laica do que é considerado sagrado em cada período. Para tanto, propõe-se o conceito de “estranhamento”, desenvolvido por Chklóvsky entre os formalistas russos no início do século XX, e o recurso da leitura alegórica como procedimentos de desautomatização do olhar habitual de um objeto deslocando-o da sua identidade inicial.
ISSN
2238-362X
Periódico
Autor
Zim, Aline Stefânia
Data
20 de agosto de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.unb.br/index.php/esteticaesemiotica/article/view/12242 | 10.18830//issn2238-362X.v8.n1.2018.02
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Aline Stefânia Zim
Fonte
Revista Estética e Semiótica; v. 8 n. 1 (2018) | 2238-362X
Assuntos
Perspectiva inversa | Ãcones russos | Estranhamento | Arte e representação | Reverse perspective | Russian icons | Estrangement | Art and representation
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion