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Vestígios de Patrimônio: vivência e representação do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia na comunidade do Alto da Cruz, em Ouro Preto
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Metadados
Descrição
Apresentamos uma reflexão sobre a categoria do patrimônio articulada a possibilidades para sua interpretação conforme olhares diversos, lançados desde posições diferentes na sociedade. Partimos da experiência da manifestação cultural do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, realizada pela Guarda de Congo de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, no Alto da Cruz, Ouro Preto, MG, para discutir a construção desta memória diaspórica. Durante os rituais do Reinado os participantes do congado têm a oportunidade de experimentar uma relação de communitas, tal como Victor Turner (2008) a entende. O problema enfrentado neste trabalho é o de estudar as possibilidades de representação em linguagem convencional dos valores vividos em liminaridade, de modo a identificar as relações de dominação subjacentes à construção de discursos hegemônicos na modernidade e questioná-las por meio do reconhecimento das vozes dos detentores dos saberes envolvidos na realização desta celebração. Assumimos o horizonte ético da relação de igualdade entre os interlocutores pressuposto na perspectiva da comunidade de comunicação proposta por Apel para investigar a construção de consensos quanto à imagem geral do Reinado e dos valores nele celebrados. Entendemos que os museus cumprem função no desenvolvimento dos jogos de linguagem praticados pelas comunidades de comunicação na medida em que se configuram como instâncias que representam convencionalmente os conjuntos de convicções dos grupos sociais a eles vinculados, bem como controlam suas variações de significados. De acordo com esta perspectiva teórica os museus configuram-se como fenômenos eminentemente mentais em que a realidade vivida é reiteradamente objetificada em linguagem, de modo a colocar em evidência o intermediário do signo na relação entre sujeito e realidade. Buscamos então identificar os museus como arenas privilegiadas para a formação de uma comunidade de comunicação voltada para o reconhecimento do patrimônio cultural, tanto no sentido de representar os laços de coesão do grupo, como no de propor a revisão constante e criativa de suas motivações. Desta forma a realização de experiências de caráter museológico sobre a performance do Reinado podem contribuir para trazer os valores vividos na communitas para as relações intersubjetivas na estrutura social, colaborando para o reconhecimento dos lugares de fala das comunidades locais no debate sobre patrimônio e políticas públicas voltadas para esta área.
ISSN
1984-3917
Periódico
Autor
Hugo Xavier Guarilha; UFOP
Data
25 de agosto de 2016
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Declaro que o trabalho de minha autoria enviado à revista Museologia e Patrimônio respeita a legislação vigente sobre direitos autorais, arcando com toda responsabilidade quanto ao descumprimento da referida lei.
E autorizo a publicação de meu trabalho, acatando as políticas e normas editoriais da revista Museologia e Patrimônio .
Fonte
Museologia e Patrimônio; Vol. 9, No 2 (2016); 237 - 238
Assuntos
Museologia. Patrimônio. Museu. Patrimônio Imaterial. Reinado. Congado.
Tipo
Artigo Avaliado por Pares