-
VINHO NOVO EM ODRES VELHO: RELACIONAMENTOS E NOVAS TENSÕES ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIA
- Voltar
Metadados
Descrição
A professora de educação primária da Província de Santa Fe, na Argentina, está realizando um novo desenho curricular que incorporou um novo espaço curricular em sua estrutura: o Workshop Prático IV e o Ateneo. Três anos após a sua implementação foi destinado a construir conhecimento para avaliar esta experiência do que acontece no Instituto No. 8 Almirante Guillermo Brown. As questões que orientaram este processo de pesquisa avaliadora referem-se aos sentidos de que os sujeitos envolvidos estão construindo sobre esta transformação curricular, que tem sido objeto de tensões e controvérsias. Para realizá-lo, adotou-se uma abordagem alternativa que possibilitou avaliar programas complexos que, quando desenvolvidos em diferentes contextos, apresentam diversos processos e resultados. A linha teórica que foi assumida leva elementos e contribuições de autores como Parlett e Hamilton, Stake, House, Eisner para construir um quadro teórico e metodológico que permitiu determinar em grande medida o que avaliar e como fazê-lo, bem como o lugar que os atores assumem interno e externo ao projeto educacional que pretende ser avaliado. Neste contexto, a pesquisa documental e a entrevista foram as principais técnicas de coleta de dados. Quanto às conclusões obtidas, enfatiza-se que este espaço é visto como complexo e está em plena construção assumindo configurações diferentes aos olhos dos atores envolvidos. Ainda não há construções coletivas visíveis sobre as expectativas geradas e as contribuições que presta ao treinamento dos alunos. Essas descobertas podem contribuir para o desenvolvimento de arranjos institucionais para fazer ajustes ou transformações visando alcançar uma melhoria significativa no treinamento dos alunos.
ISSN
1981-4712
Autor
Pacifico, Andrea | Perusini, Graciela | Bertín, María Emilia | Peralta, Claudia | Tassi, Betiana | Moretti, Rosa
Data
20 de dezembro de 2017
Formato
Identificador
http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18133 | 10.17648/educare.v12i27.18133
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Educere et Educare | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Educere et Educare; Vol. 12, N. Especial (2017) Dossiê: Ordem e progresso: Memória, positivismo e Política | 1981-4712 | 1809-5208
Assuntos
Educação, Ensino, História da Educação | Professores de Ensino Primário, Workshop de Prática IV e Ateneo, Avaliação.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion