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Visão sistêmica na Educação Básica: uma proposta de inclusão escolar
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Metadados
Descrição
This article presents and discusses the High School Term Paper (Trabalho de Conclusão do Ensino Médio – TCEM) developed at the Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) at Universidade Federal de Goiás (UFG), between 2017 and 2018, with the approval of an examination board in 2019. Data were collected during meetings organized by a high school senior and three other scholars, under the guidance of the coordinating researcher. Entitled AEE: alegria de estudar com equidade (joy of studying with equity), the project attended students from the 6th to the 9th grades, through free admission, out of school schedules, aiming to promote integrative activities between people with and without disabilities. The proposal was orientated by the systemic paradigm that, according to Vasconcellos (2002), is based on three axes: complexity that occurs in the relationship between the observer and his context, with a focus on the observed object; instability that implies the recognition that the object is being, and not simply is, admitting, therefore, the malleability of what is studied or observed; and intersubjectivity that refers to knowledge as always being unfinished, as it consists of conceptions arising from collective experiences that are slowly integrated into a large tissue. Observations and analyzes show that, despite the intervention carried out by those responsible for taking into account Mantoan's formulations (2003) on school inclusion, which focus on respecting singularities and on valuing individual potentialities, in most of the process during group activities attitudes of discrimination, segregation and disrespect were noticed, mainly motivated by the desire for competition and overlapping the others.||Este artigo apresenta e discute o Trabalho de Conclusão de Ensino Médio (TCEM) desenvolvido no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, entre 2017 e 2018, com a aprovação de banca examinadora em 2019. Os dados foram coletados durante os encontros organizados por um secundarista e três outros bolsistas de iniciação científica, sob a orientação da pesquisadora coordenadora. Intitulado AEE: alegria de estudar com equidade, o projeto atendeu a alunos dos 6º aos 9º anos, no contra turno escolar, por adesão, objetivando promover atividades integrativas entre pessoas com e sem deficiências. A proposta foi fundamentada no paradigma sistêmico que, segundo Vasconcellos (2002), se sustenta em três eixos: a complexidade que se dá nas relações entre o observador e seu contexto, com o foco no objeto observado; a instabilidade que implica no reconhecimento de que o objeto está, e não é, admitindo-se, pois, a maleabilidade do que se estuda ou se observa; e a intersubjetividade que se refere à constatação de que o conhecimento é sempre inacabado, por se constituir de concepções advindas de experiências coletivas integradas lentamente em um grande tecido. As observações e análises demonstram que a despeito de a intervenção realizada pelos responsáveis ter tomado em conta as formulações de Mantoan (2003) sobre a inclusão escolar com foco no respeito às singularidades e na valorização das potencialidades individuais, durante a realização de atividades em grupo o que se percebeu, na maior parte do processo, foram atitudes de discriminação, segregação e desrespeito, motivadas principalmente pelo desejo de competição e sobreposição aos demais.
ISSN
2238-8850
Periódico
Autor
Dias D'Abreu, Tomás | de Castro Mesquita, Deise Nanci
Data
21 de janeiro de 2021
Formato
Identificador
https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/67410 | 10.5216/rp.v32i1.67410
Idioma
Fonte
Revista Polyphonía; v. 32 n. 1 (2021): Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social; 273-292 | 2238-8850 | 2236-0514
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion