Descrição
This study assumes that advertising makes use of different communication strategies aimed to draw public attention to the attributes or benefits of products or services. In one of these strategies, that is of interest to this work, the ad makes use of images that show a disadvantage or negative consequences of not using the service or product advertised. In order to perform the analyzes, Charles S. Peirce’s semiotic theory was used.||Esto estudio asume que la publicidad hace uso de diferentes estrategias de comunicación dirigidas a llamar la atención sobre los atributos o beneficios de los productos o servicios. En una de estas estrategias, que es de interés en este trabajo, el anuncio utiliza imágenes que muestran una situación de desventaja o consecuencias negativas de no usar el servicio o producto anunciado. Para realizar el análisis se utilizó la teoría semiótica de Charles S. Peirce.||O presente texto parte do princípio de que a publicidade faz uso de diferentes estratégias comunicativas objetivando chamar a atenção do público para os atributos ou vantagens dos produtos ou serviços. Em uma dessas estratégias, que interessa a este trabalho, o anúncio faz uso de imagens que mostram uma desvantagem ou consequências negativas do não uso do serviço ou produto. Para realizar as análises foi utilizada a teoria semiótica de Charles S. Peirce.