-
Vivências em Atividades Arístico-Expressivas: uma prática voltada para o desenvolvimento humano
- Voltar
Metadados
Descrição
Resumo: Este trabalho apresenta o relato de uma prática social e educativa, estruturante e inclusiva, desenvolvida nas Oficinas de Artecrescimento e ofertada no Programa de Extensão Integrar, vinculado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná. Trata-se de uma atividade desenvolvida junto ao adulto-idoso aposentado (clientela para a qual está voltado o Programa), e aberta à participação conjunta de pessoas que se encontram em outras faixas etárias. Parte de uma abordagem multidisciplinar, que perpassa as áreas da Psicologia Social e Sócio-Histórica, Arteterapia e Educação, apresentando e discutindo conceitos básicos que foram utilizados para construir essa interface de áreas. Discorre sobre uma prática que lança mão das vivências artístico-expressivas como forma de possibilitar o desenvolvimento humano. Relata dois estudos de caso como demonstrativo dos resultados obtidos. Esse trabalho demonstra que as Vivências Artístico-Expressivas, nas dimensões consideradas, podem potencializar o desenvolvimento das pessoas.
Palavras-chave: Vivências Artístico-Expressivas. Adulto-Idoso. Desenvolvimento Humano. Práticas Sociais Educativas.
Abstract: This work is the report of a social and educational practice, structuralized and inclusive, developed at the Workshops of Art - Growth and offered in the Program Extension to Integrate, linked to the Department of Psychology of the Federal University of Paraná. It is an activity developed with retired senior-adults (customers for whom the Program is made), and open for the participation of people of all age groups. It has a multidisciplinary approach, which involves the areas of Social and Socio-historical Psychology, Art Therapy and Education, presenting and discussing the basic concepts that were used to build up this interface of areas. It talks about a practice that uses the artistic-expressive experiences as form of promoting the human development. This work reports two studies of cases to demonstrate the obtained results. This paper shows that the Artistic-expressive Existences, in the considered dimensions, can increase the potentiality of people development.
Keywords: Artistic-Expressive Experiences. Aged-Adults. Human Development. Socio-Educational Practices.
ISSN
1517-2473
Abrangência
Curitiba, Paraná. | Pessoas de 56 a 85 anos
Autor
Balmant, Flávia Diniz Roldão | Bulgacov, Yara Lúcia Mazziotti
Data
23 de junho de 2004
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/RevEnvelhecer/article/view/4741 | 10.22456/2316-2171.4741
Idioma
Fonte
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 6 (2004) | 2316-2171 | 1517-2473
Assuntos
Gerontologia. Psicologia. | Vivências Artístico-Expressivas. Adulto-Idoso. Desenvolvimento Humano. Práticas Sociais Educativas. Artistic-Expressive Experiences. Aged-Adults. Human Development. Socio-Educational Practices.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares | Qualitativo