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Voice and black female existence in the “Aramides Florença” and “Mirtes Aparecida da Luz”, by Conceição Evaristo||Voz e (re)existência feminina negra nos contos “Aramides Florença” e “Mirtes Aparecida da Luz”, de Conceição Evaristo
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Metadados
Descrição
This article aims to analyze the construction of black female characters in the short stories “Aramides Florença” and “Mirtes Aparecida da Luz”, emphasizing the resistance and representativeness of black motherhood, in “Insubmissas tears of women” (2011), by Conceição Evaristo. Such women are protagonists of stories of struggle for the realization of dignified conditions of life and freedom, highlighted in tales from different perspectives. It is latent, in the texts, the echo of voices / lives / writings used as mechanisms to combat racism and sexism in force in Brazilian literature. In this sense, Evaristo’s literature is opposed to literature coined in the Eurocentric and slave-traditions by electing discursive lines different from the hegemonic, with a view to highlighting the cultural diversities and experiences of black promotion and empowerment, in addition to recreating different contexts of enunciation, to the insistent black silencing, especially of black women. The theoretical contribution used was the place of speech, voice and lyrics of women in peripheral marginal literature, in the conception of Dalcastagnè (2012) and Ribeiro (2017), the character, in the study of Brait (2017), among others. In the texts by Conceição Evaristo, black lives are important and are constructed in a humanized way.||Este artigo visa analisar a construção de personagens femininas negras nos contos “Aramides Florença” e “Mirtes Aparecida da Luz”, enfatizando a resistência e representatividade da maternidade negra, em “Insubmissas lágrimas de mulheres” (2011), de Conceição Evaristo. Tais mulheres protagonizam histórias de luta pela concretização de condições dignas de vida e de liberdade, ressaltado nas narrativas em abordagens singulares. É latente, nos textos, o ecoar de vozes/vidas/escritas utilizadas como mecanismos de combate contra o racismo e o machismo vigentes na literatura brasileira. Nesse sentido, a literatura de Evaristo se opõe à cunhada nas tradições eurocêntricas e escravocratas ao eleger linhas discursivas diferentes da hegemônica, tendo em vista realçar as diversidades culturais e vivências de promoção e empoderamento negro, além de recriar contextos de enunciação, contrapondo-se ao insistente silenciamento negro, em especial da mulher negra. O aporte teórico utilizado foi o lugar de fala, a voz e a letra da mulher na literatura marginal periférica, na concepção de Dalcastagnè (2012) e Ribeiro (2017), a personagem, no estudo de Brait (2017), dentre outros. Nos textos de Conceição Evaristo, as vidas negras têm importância e são construídas de forma humanizada.
ISSN
1984-1124
Periódico
Autor
Soares, Deivanira Vasconcelos | Cunha, Eronilde dos Santos
Data
12 de maio de 2021
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/article/view/171816 | 10.11606/issn.1984-1124.i29p181-197
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Deivanira Vasconcelos Soares, Eronilde dos Santos Cunha | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Revista Criação & Crítica; n. 29 (2021): Escritas de autoria feminina II: da literatura brasileira; 181-197 | Revista Criação & Crítica; No. 29 (2021): Escritas de autoria feminina II: da literatura brasileira; 181-197 | Revista Criação & Crítica; Núm. 29 (2021): Escritas de autoria feminina II: da literatura brasileira; 181-197 | Revista Criação & Crítica; No 29 (2021): Escritas de autoria feminina II: da literatura brasileira; 181-197 | 1984-1124
Assuntos
Black-female literature | Conceição Evaristo | Resistance | Protagonists | Literatura negro-feminina | Conceição Evaristo | Resistência | Protagonistas
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares