-
What do children know upon entry to pre-school in Rio de Janeiro?||¿Qué saben los niños al entrar para preescolar en Río de Janeiro?||O que as crianças sabem ao ingressarem na pré-escola na cidade do Rio de Janeiro?
- Voltar
Metadados
Descrição
The paper discusses the need for studies with longitudinal design and a baseline for construction of value added models to assess the impact of policies and school practices in pre-school and in the first years of primary school. The objective was to identify family factors or previous experience in a crèche that are correlated with the starting point in pre-school. The multivariate regression models suggest that a) age is a key factor to explain children’s cognitive development when they start compulsory education; b) educational level of parents/guardians is the most significant factor for family characteristics; c) the home learning environment indicator suggests a positive association with the cognitive test, even after control of socio-economic level and age variables.||El artículo discute la necesidad de estudios con diseño longitudinal y una línea de base para la construcción de modelos de valor agregado para evaluar el impacto de las políticas y prácticas escolares en preescolar y en los primeros años de la escuela primaria. El objetivo fue identificar los factores familiares o la experiencia previa en una guardería que se correlacionan con el punto de partida en el preescolar. Los modelos de regresión multivariada indican que: (a) la edad es un predictor importante del desarrollo cognitivo de los niños en la escuela obligatoria; b) La educación de los padres es el principal predictor considerando las características de la familia; c) el indicador del entorno educativo en el hogar sugiere una asociación positiva con las pruebas cognitivas, incluso después de controlar las variables socioeconómicas y la edad.||O artigo discute a necessidade de estudos com desenho longitudinal e de uma linha de base para a construção de modelos de valor agregado para avaliar o impacto de políticas e práticas escolares na pré-escola e nos primeiros anos do ensino fundamental. O objetivo da análise foi identificar fatores da origem familiar e de experiência prévia na creche correlacionados ao ponto de partida das crianças na pré-escola. Os modelos de regressão multivariadas indicam que: a) idade é um importante preditor para o desenvolvimento cognitivo das crianças no ingresso do período obrigatório de escolarização; b) educação dos pais é o principal preditor considerando as características da família; c) o indicador de ambiente educativo do lar sugere uma associação positiva com o teste cognitivo, mesmo após controle das variáveis socioeconômicas e idade.
ISSN
1809-4465
Colaboradores
Banco Interamericano de Desenvolvimento | FAPERJ | Instituto Alfa e Beto
Autor
Bartholo, Tiago Lisboa | Koslinski, Mariane Campelo | Costa, Marcio da | Barcellos, Thaís Mendonça
Data
20 de abril de 2020
Identificador
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2071 | 10.1590/s0104-40362019002702071
Editor
Relação
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2071/1185 | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2071/1186 | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2071/1187 | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/downloadSuppFile/2071/280
Direitos autorais
Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 28, n. 107 (2020): Revista Ensaio Abr./Jun.; 292-313 | 1809-4465 | 0104-4036
Assuntos
Educação; Sociologia | Early childhood education; Longitudinal studies; Educational opportunities; Educational inequality/disadvantage | Educación infantil temprana; Estudios longitudinales; Oportunidades educativas; Desigualdad/desventaja educativa | Educação infantil; Estudos longitudinais; Oportunidades educacionais; Desigualdades/desvantagens educacionais
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion