-
What we talk about when we speak of a quality artistic education: the Chilean case||Do que falamos quando falamos de uma educação artística de qualidade: o caso chileno
- Voltar
Metadados
Descrição
Developed from a research work for a master's degree in artistic education taught at the Superior School of Education of the Polytechnic Institute of Lisbon, Portugal, the present work seeks to evaluate a publication in support of the National Plan of Arts Education that is being developed in current Chilean educational reform. Used as "classroom material", the analysed notebook has the axes that structure an educational intentionality that seems to us quite pertinent and deserving of study and prominence. As many of the problems of contemporary art education, in particular the lack of clear educational intentions, seem to be transversal to many countries, the work developed in Chile can be a reference not only to justify the presence of arts in the school curriculum, but also for the definition of an educational strategy that considers the improvement of the quality of life of the people as the priority objective to be achieved.||Desenvolvido a partir de um trabalho de pesquisa para uma disciplina do mestrado em educação artística ministrado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal, o presente trabalho busca analisar uma publicação de apoio ao Plano Nacional de Artes na Educação que está sendo desenvolvido na atual reforma educativa chilena. Utilizado como “material de aula”, o caderno analisado possui os eixos que estruturam uma intencionalidade educativa que nos parece bastante pertinente e merecedora de estudo e destaque. Como muitos dos problemas da educação artística contemporânea, em particular a falta de uma clara intencionalidade educativa, parecem ser transversais a muitos países, o trabalho desenvolvido no Chile pode constituir uma referência não só para a justificativa da presença das artes no currículo escolar, como também para a definição de uma estratégia educativa que considere a melhoria da qualidade de vida das pessoas como o objetivo prioritário a atingir.
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
Charréu, Leonardo Verde | Ghira, Madalena Campos
Data
31 de agosto de 2018
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/83958 | 10.22456/2357-9854.83958
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/83958/49625 | /*ref*/BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009. | /*ref*/CHARRÉU, Leonardo. Em busca de fontes, autores e fatos singulares da história da integração das expressões artísticas na educação: a contribuição de Arquimedes da Silva Santos em Portugal. In PINHEIRO, Marta; LIBLIK, Ana (Orgs.) Educação integral e integrada: subsídios para a formação de professores. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2015. p. 37-60. | /*ref*/DURÁN, Pablo (Coord.). Cuaderno 1 El aporte de las artes y la cultura a una educación de calidad: caja de herramientas de educación artística. Santiago do Chile: Consejo National de la Cultura y las Artes, 2016a. | /*ref*/DURÁN, Pablo (Coord.). Cuaderno 2 Por qué enseñar artes y como hacerlo: caja de herramientas de educación artística. Santiago do Chile: Consejo National de la Cultura y las Artes, 2016b. | /*ref*/DURÁN, Pablo (Coord.). Cuaderno 3 Una educación artística en diálogo con otras disciplinas: caja de herramientas de educación artística. Santiago do Chile: Consejo National de la Cultura y las Artes, 2016c. | /*ref*/DURÁN, Pablo (Coord.). Cuaderno 4 Educación artística para la formación ciudadana: caja de herramientas de educación artística. Santiago do Chile: Consejo National de la Cultura y las Artes, 2016d. | /*ref*/DURÁN, Pablo (Coord.). Cuaderno 5 Educación artística y diversidad cultural: caja de herramientas de educación artística. Santiago do Chile: Consejo National de la Cultura y las Artes, 2016e. | /*ref*/FREITAS, Maria de Fátima et. al. As dimensões pedagógicas do trabalho em cooperativa na perspectiva da educação integral, In: PINHEIRO, Marta e LIBLIK, Ana Maria. (Orgs). Educação Integral e Integrada contribuições da Universidade Federal do Paraná. Curitiba/ Setor da Educação, 2014, p. 147-171. | /*ref*/LHERMITTE, Marc; BLANC, Solenne; PERRIN, Bruno. (Coords.). Cultural Times. The first global map of cultural and creative industries. S/L: CISAC, 2015. | /*ref*/McANDREW, Clare. The art market 2017. An Art Basel & UBS Report. Basileia: Art Basel & UBS, 2017. | /*ref*/PINHEIRO, Marta; LIBLIK, Ana. (Orgs.) Educação integral e integrada: no contexto da educação a distância. 2 ed. Curitiba/ Setor da Educação, 2010. | /*ref*/PINHEIRO, Marta; LIBLIK, Ana. (Orgs.) Educação integral e integrada: contribuições da Universidade Federal do Paraná. Curitiba/ Setor da Educação, 2014. | /*ref*/SANTOS, Arquimedes da Silva. Mediações arte-educacionais, ensaios coligidos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008. | /*ref*/SEIDEL, Steve et al. The Qualities of Quality, Understanding Excellence in Arts Education. Cambridge, MA: Wallace Foundation, 2009. Disponível em: http://www.wallacefoundation.org/knowledge- center/arts-education/arts-classroom-instruction/ Documents/Understanding-Excellence-in-Arts-Education.pdf . Acesso em 12 maio 2018. | /*ref*/UNESCO. Marco de acción de Dakar. Educación para todos: cumplir nuestros compromisos comunes. París: Unesco, 2000. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001211/121147s.pdf. Acesso em 12/ maio 2018.
Direitos autorais
Direitos autorais 2018 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 5, n. 2 (2018): Ensino de artes visuais e Políticas Públicas Educacionais | Revista GEARTE; v. 5, n. 2 (2018): Ensino de artes visuais e Políticas Públicas Educacionais | 2357-9854
Assuntos
Artistic Education. Integral Education. Educational Reform. Quality. | Educação; Educação Artística; Teoria e Desenvolvimento Curricular | Educação Artística. Educação Integral. Reforma Educativa. Qualidade.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion