-
18ª e 19ª bienais de São Paulo: curadoria entre a prática e o debate no Brasil
- Voltar
Metadados
Descrição
From the context of emergency and consolidation of the curator’s activity of organizing
contemporary art exhibitions in the international artistic sphere, this analysis focuses on
two editions of the Sao Paulo Art Biennial (the 18th and 19th ones, promoted in 1985 and
1987, respectively) to understand the conditions and consequences of this profession in
Brazil. Here we study the curatorial projects of the art critic Sheila Leirner in its
uniqueness and in relation to other events held in similar institutions. Questioning the
approach already established by the Brazilian historiography about these two curatorial
proposals ("Man and Life" and "Utopia vs. Reality"), this research scrutinizes the critical
debate raised by them within and outside the country. We also link selections of art works
and artists, expography, theoretical discourse and legitimation power to Leirner’s critic
production and the transformations in public policy for culture and cultural institutions
status during the 1980s, connecting them to the processes of globalization of art and
political redemocratization in Brazil.||A partir do contexto de emergência e consolidação da atividade do curador de exposições
de arte contemporânea na esfera artística internacional, esta análise direciona-se a duas
edições da Bienal de São Paulo (as 18ª e 19ª, promovidas em 1985 e 1987,
respectivamente) para compreender as condições e desdobramentos dessa profissão no
Brasil. As curadorias da crítica de arte Sheila Leirner são estudadas aqui em sua
singularidade e em relação com diversas exposições realizadas em instituições
congêneres. Colocamos em perspectiva a historiografia já estabelecida acerca dessas duas
propostas curatoriais (“O Homem e a Vida” e “Utopia versus Realidade”), e
esquadrinhamos o debate crítico suscitado por elas dentro e fora do país. Seleções de
obras artísticas e artistas, expografia, discurso teórico e poder de legitimação são
articulados com a trajetória crítica da curadora e as transformações nas políticas públicas
para a cultura e no status das instituições culturais na década de 1980, em diálogo com a
os processos de globalização da arte e redemocratização política no Brasil.
Colaboradores
Ramos, Maria Lúcia Bueno | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769684J2 | Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4121203E6 | Garcia, Maria Amélia Bulhões | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783905U0 | Silva, Elisabeth Murilho da | http://lattes.cnpq.br/ | Sant'Anna, Sabrina Parracho | http://lattes.cnpq.br/
Autor
Souza, Tálisson Melo de
Data
2015-12-03T14:21:12Z | 2015-12-03 | 2015-12-03T14:21:12Z | 2015-03-05
Formato
Identificador
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Juiz de Fora | Brasil | IAD – Instituto de Artes e Design | Programa de Pós-graduação em Artes | UFJF
Direitos autorais
Acesso Aberto
Assuntos
Curadoria de exposições | Crítica de arte | Bienal de São Paulo | Arte contemporânea | Políticas públicas para cultura | Exhibition Curating | Art Criticism | Sao Paulo Art Biennial | Contemporary Art | Public Policy for Culture | Linguística, Letras e Artes
Tipo
Dissertação