-
A arquitetura nas cantigas de Santa Maria
- Voltar
Metadados
Descrição
O rei Afonso X cria no poder da Virgem Maria de se sobrepor ao mal. Mandou eruditos e artífices
produzirem as Cantigas de Santa Maria, compêndio com mais de quatro centenas de relatos de milagres e louvores à
Virgem, versificados em galego-português. Iluminadores de livros enriqueceram sua oferenda com centenas de
iluminuras e milhares de letras capitulares. Além disso, os versos foram acompanhados de notações musicais, labor
que entregou a trovadores. Na obra, há três expressões artísticas: a Literatura, a Pintura e a Música. O mundo
medieval está representado nas Cantigas, protótipo artístico de uma realidade plenamente vivida. Submissos à
temporalidade da fonte, a pesquisa principiou com a leitura das Cantigas e a seleção dos suportes artísticos mais
citados. Dezesseis cantigas e suas iluminuras correspondentes que fazem menção à Arquitetura estão presentes
neste trabalho. Para analisar as iluminuras historiadas, utilizou-se o método de análise iconográfica de Erwin Panofsky.
A proposta de Jean-Claude Schmitt de articulação entre imagem e texto foi primordial para a construção desta
dissertação. O objetivo deste trabalho é mostrar que a Arquitetura foi a expressão artística escolhida pelos artífices
do códice afonsino para externar tanto peculiaridades artísticas do movimento gótico. A hipótese central se
fundamenta na ideia de que, nas Cantigas, os elementos arquitetônicos representam a dimensão mental do culto
mariano, fé na qual a arquitetura gótica dignificou aqueles que trabalharam para tal fim, do camponês ao rei, mas,
sobretudo, o trabalho dos mestres construtores, “doutores em pedra”, os arquitetos.||The king Alfonso X believes in the power of the Virgin Mary to overcome the evil. He order scholars
and craftsmen to produce the Cantigas de Santa Maria, compendium with more than four hundred reports of
miracles and praises to the Virgin, versed in galician-portuguese. Book illuminators have enriched your offering
with hundreds of illuminations and thousands of capitular letters. In addition, the verses were accompanied by
musical notations, labor that handed to troubadours. In the work, there are three artistic expressions: the
Literature, the Painting and the Music. The medieval world is represented in the Cantigas, an artistic prototype of a
fully lived reality. Submissive to the temporality of the source, the research began with the reading of the Cantigas
and the selection of the most cited artistic supports. Sixteen cantigas and their illuminations make mention of
Architecture are present in this work. In order to analyze the historical illuminations, the method of iconographic
analysis of Erwin Panofsky was used. Jean-Claude Schmitt's proposal of articulation between image and text was
essential for the construction of this dissertation. The objective of this work is to show that Architecture was the
artistic expression chosen by the craftsmen of the alfonso´s codex to express both artistic peculiarities to the gothic
movement and the spread of the faith in Santa Maria in several medieval kingdoms. The central hypothesis is based
on the idea that, in the Cantigas, the architectural elements represent the mental dimension of the marian cult, faith in
which the gothic architecture dignified those who worked for this purpose, from the peasantry to the king, but
above, the work of the Master builders, "doctors in stone", the architects.||CAPES
Colaboradores
Costa, Ricardo Luiz Silveira da | Neves, Alexandre Emerick | Vargas, Paulo Sérgio de Paula | Leão, Angela Vaz
Autor
Covre, Bárbara Dantas Batista
Data
2018-08-01T23:30:12Z | 2018-08-01 | 2018-08-01T23:30:12Z | 2017-04-13
Formato
Identificador
Provedor
Editor
Universidade Federal do Espírito Santo | BR | Programa de Pós-Graduação em Artes | UFES | Mestrado em Artes
Direitos autorais
openAccess
Assuntos
Afonso X | Música - 500-1400 | Canções - Compêndios | Arquitetura | Arte Medieval | Iluminuras de livros e manuscritos | Literatura Medieval | Artes
Tipo
masterThesis