Descrição
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2016/06||n/a||The current dissertation presents as its study object the staging of the play
Estamira – beira do mundo, directed by Beatriz Sayad, and more specificaly the work
performed by actress Dani Barros. The goal here is to think – from the play and through
the play – the actor’s work as a possible “passage point”, and a possible “place of
metamorphosis”, like a “coming-and-going” of distinct instances, voices, temporalities,
images and textualities. The staging is also analysed from the standpoint of related works
that originated such a play: the documentary Estamira and the photographic essay Jardim
Gramacho, both by Marcos Prado.||n/a||Esta dissertação tem como objeto de estudo a encenação de Estamira – beira do
mundo, dirigida por Beatriz Sayad, e mais especificamente o trabalho da atriz Dani
Barros. O objetivo, aqui, é pensar – a partir da peça e por meio dela – o trabalho do ator
como um possível “lugar de passagem e de metamorfose”, como um ir e vir entre
instâncias, vozes, temporalidades, imagens e textualidades distintas. A encenação é
também analisada a partir das obras que a precederam: o filme-documentário Estamira,
e o ensaio fotográfico Jardim Gramacho, ambos de Marcos Prado.