Descrição
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DT 2013/02||n/a||n/a||Esta tese visa, sobretudo, investigar o conceito de dramaturgia do ator no teatro contemporâneo tendo como objeto de estudo o processo de criação dos atores da trilogia de guerra da Amok (O Dragão - 2008, Kabul - 2010 e Histórias de família - 2012) e do Théâtre du Soleil (Le dernier caravansérail - 2003 e les éphémères - 2006) em torno da poética do real. A subjetividade, o treinamento, o teatro documentário e a musicalidade estabelecem elementos de análise dentro destas criações. O trabalho com os documentos partiu de uma intensa pesquisa em sites de internet sobre as diferentes subjetividades de paises em conflitos bélicos. A minúcia e o detalhamento do jogo dos atores com os dispositivos cênicos estabelecem uma nnova forma de teatro documentário e político, no sentido que a estética também se torna política ao revelar outras formas de receber o real, ao partilhar com o espectador uma nova consciência por meio da poética dos atores. A performance do ator é parte fundamental da teatralidade nos espetáculos da Amok e do Tréâtre du Soleil, visto que ela cria uma experiência a partir da pesquisa antropológica, documental e corporal. Desta forma, esta tese procura responder e criar novas questões sobre as formas estéticas e éticas de como estas duas companhias contemporâneas elaboram um trabalhoa a partir da dramaturgia dos atores com os fatos reais.