Descrição
Orientador: Emerson Luiz de Biaggi||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: O compositor Claudio Santoro (1919-1989) utilizou em suas obras uma linguagem composicional de caráter atonal e universalista até 1948, quando inspirado pelo realismo socialista inicia um processo de transição que o levaria a um estilo musical onde predominam a busca por elementos tipicamente populares e nacionais. Este trabalho pretende estudar a música escrita por Santoro para orquestra de cordas da fase atonal para a fase nacionalista visando estabelecer parâmetros interpretativos para as peças. Para isso serão analisadas as três obras compostas por Santoro no período e que utilizam a orquestra de cordas como meio: Música para Cordas 1946 (1946), Canto de Amor e Paz (1950) e Ponteio (1953). A partir da análise musical e histórica das obras serão abordadas questões práticas e interpretativas, visando fornecer subsídios para a performance das peças relacionadas||Abstract: The Brazilian composer Claudio Santoro (1919-1989) used in his works a compositional language of atonal and universalistic character until 1948, when, by the influence of the Socialist realism, he begins a transitional process that would lead to a musical style with the predominance of Folkloric and national elements. This research intends to carry out a study of the three pieces written by Santoro for string orchestra from the atonal to the nationalist phase: Música para Cordas 1946 (1946), Canto de Amor e Paz (1950) and Ponteio (1953). From the analysis of the musical and stylistic structures associated with its historical context will be established the performance basis for the three pieces||Mestrado||Música, Teoria, Criação e Prática||Mestre em Música||CAPES