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A formação do músico popular: perspectivas a partir da trajetória culturalmusical dos instrumentistas Eduardo Taufic e Jubileu Filho
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Metadados
Descrição
The diverse environments that musicians transit when in search for their formation are
subjects debated nowadays. Considering that the Music Education thought as an area that
contemplates the study and the process of music graduation certainly perceives the different
environments in which the musical learning occurs. Focusing on it, this paper aims to deepen
the understanding about the formative environment of popular musicians. In that sense, I
submit to understand the musical formation of the instrumentalists Eduardo Taufic and
Jubileu Filho, both subjects of this study. This paper brings a literature revising that aims to
highlight the knowledge about the subject. The theoretical foundation provides a mediation on
the debate, pointing the authors’ inferences in constant interlocutions with the field. The case
study with qualitative approach is the methodological procedure used. During the data
collection, electronic questionnaires, direct observation, a notebook and an open-ended
interview were used. The organization, and eventually, the analysis of the data were
materialized under the discursive textual analysis. The textual analysis construction was
thought from three central points: initial musical formation, musical formation in different
environments and musical formation in professionalization contexts. In light of this, the
classification allowed the understanding about the different formative environments in which
popular musicians transit through from their first spontaneous contact with music to their
professional performance. The results reveal the complexity of the formation of popular
musicians. That formation is utterly connected to the practice in different environments. In
this case, the social environment revealed itself as a strong motivating agent, especially for
the spontaneous treatment that music assumed in those spaces. In addition, family, friends,
teacher, technological resources, work environment, musical tests were certainly the great
responsible for the musical formation of the popular musicians studied in this paper.||Os diversos espaços em que os músicos transitam em busca da sua formação são assuntos em
debate na atualidade. Diante disso, a Educação Musical, pensada como a área que contempla
o estudo e os processos de formação em música, certamente está atenta em perceber os
distintos ambientes em que acontece a aprendizagem musical. Com foco nessa busca, o
presente trabalho tem o objetivo de aprofundar a compreensão acerca das distintas dimensões
formativas dos músicos populares. Nesse sentido, proponho compreender a formação musical
dos instrumentistas Eduardo Taufic e Jubileu Filho, sujeitos da pesquisa. O trabalho traz uma
revisão de literatura com o fito de evidenciar o estado do conhecimento sobre o tema. A
fundamentação teórica proporciona uma mediação no debate, apontando as inferências dos
autores em constantes interlocuções com o campo. O estudo de caso com a abordagem
qualitativa é o procedimento metodológico proposto. Na fase de coleta de dados, foram
usados o questionário eletrônico, a observação direta, o caderno de campo e a entrevista
semiestruturada. A organização e, posteriormente, a análise dos dados foram materializadas
sob a ótica da análise textual discursiva. A construção textual das análises foi objetivada a
partir de três pontos centrais: formação musical inicial, formação musical em distintos
espaços e formação musical em contextos de profissionalização. Diante disso, a categorização
oportunizou a compreensão sobre os diversos espaços formativos em que músicos populares
transitam desde os seus primeiros contatos espontâneos com a música até a fase da atuação
profissional. Os resultados obtidos revelam que os músicos populares estão imersos em
diferentes espaços formativos, assumindo características sazonais. Esses espaços estão
acessíveis desde os primeiros contatos com o material sonoro até a fase formativa.
Colaboradores
Mendes, Jean Joubert Freitas | http://lattes.cnpq.br/0371734187476499 | http://lattes.cnpq.br/9224599605968743 | Queiroz, Luis Ricardo Silva | http://lattes.cnpq.br/5224390361847356 | Oliveira, Mário André Wanderley | http://lattes.cnpq.br/3051960153236945
Autor
Santos Júnior, Valdier Ribeiro
Data
2017-04-12T21:34:25Z | 2017-04-12T21:34:25Z | 2016-12-19
Formato
Identificador
SANTOS JÚNIOR, Valdier Ribeiro. A formação do músico popular: perspectivas a partir da trajetória culturalmusical dos instrumentistas Eduardo Taufic e Jubileu Filho. 2016. 143f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22648
Idioma
Provedor
Editor
Brasil | UFRN | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
Direitos autorais
Acesso Aberto
Assuntos
Educação musical | Autonomia na formação | Música popular | Espaços de formação | Aprendizagem musical | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Tipo
masterThesis