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A fotografia cinematográfica de Chick Fowle : da GPO Film Unit a O pagador de promessas||Chick Fowle’s cinematography : from GPO Film Unit to The given word
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Metadados
Descrição
Orientador: Francisco Elinaldo Teixeira||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Esta pesquisa faz uma abordagem fotográfica do trabalho do diretor de fotografia Chick Fowle e tem como objetivo analisar as particularidades e singularidades do estilo fotográfico de Chick, no intuito de se compreender a dimensão e a importância da sua cinematografia, principalmente no Brasil. Essa busca envolve a teoria da fotografia cinematográfica, aliada à criação de sentido na narrativa fílmica, especialmente dos filmes em que ele atua. Para isso, o trabalho realiza uma pesquisa histórica de algumas de suas produções, desde os primórdios no Reino Unido, na GPO Film Unit, na Crown Film Unit, na Wessex Film Production, e no Brasil, na Companhia Cinematográfica Vera Cruz, até meados dos anos 1960, cuja culminância é a obra, objeto de análise desse trabalho, O pagador de promessas (1962). No intuito de compreender a importância desse fotógrafo e da problemática do porquê das ressalvas e críticas frente à fotografia cinematográfica realizada por Chick, que, por vezes, minimizam a sua importância no cinema brasileiro, fazem-se necessárias a contextualização histórica, a análise da atuação dos estúdios de cinema da época, bem como a verificação dos embates de movimentos cinematográficos, principalmente com o advento do Cinema Novo, período concomitante ao de atuação desse fotógrafo no Brasil. Nesse sentido, a pesquisa tem como base teórica os estudos de Blain Brown (2012), no uso das ferramentas conceituais da cinematografia, que auxiliaram na compreensão das técnicas que envolvem o trabalho do diretor de fotografia; David Bordwell (2013) em relação aos estilos dos filmes; e ainda autores como Joseph Maschelli (2010), Ricardo Aronovich (2004), John Alton (1997) e Edgar Moura (2009), que auxiliaram na compreensão da conjunção entre as ferramentas conceituais e o estilo. No aspecto histórico, obras de Fernão Ramos e Sheila Schvarzman (2018) e Laurent Desbois (2016) são referências no estudo das relações existentes, para melhor se compreender o contexto da época. Desse modo, é possível perceber-se a verdadeira essência do trabalho de Chick Fowle, independentemente dos embates da época, ao adentrar-se nas imagens produzidas por esse fotógrafo, e das suas importantes contribuições para a cinematografia brasileira||Abstract: This work presents an approach of the cinematography work of Chick Fowle, and aims to analyze the particularities and uniqueness of Chick's cinematography style, in order to understand the dimension and importance of his films, especially in Brazil. This research involves the theory of cinematography, combined with the creation of meaning in the film narrative, especially of the films in which he works. For this purpose, the work carries out a historical research of some of its productions, from its beginnings in the United Kingdom, at the GPO Film Unit, at the Crown Film Unit, at Wessex Film Production, and in Brazil, at Companhia Cinematográfica Vera Cruz, until the 1960s, highlighting the object of analysis of this work, the film The Given Word (1962). In order to understand the importance of this cinematographer and the problem of why the reservations and criticisms regarding his cinematographic works, which sometimes minimize their importance in Brazilian cinema, it is necessary to make a historical contextualization, regarding the performance of film studios of the time, and the clashes of cinematographic movements, mainly with the rise of Cinema Novo, a concomitant period in which Chick worked in Brazil. Thus, the research has as theoretical basis the studies of Blain Brown (2012), in the use of the conceptual tools of cinematography, which helped in the understanding of the techniques that involve the work of the director of photography; David Bordwell (2013) in relation to film styles; and also authors such as Joseph Maschelli (2010), Ricardo Aronovich (2004), John Alton (1997) and Edgar Moura (2009), who helped to understand the conjunction between conceptual tools and film style. In the historical aspect, works by Fernão Ramos and Sheila Schvarzman (2018) and Laurent Desbois (2016), are important references of the study, to better understand the Brazilian cinema context of that time. Thus, it is possible to perceive the true essence of Chick Fowle's work, regardless of the cinema clashes of that time, by entering into the images captured by this cinematographer, and in his important contributions to Brazilian cinematography||Mestrado||Multimeios||Mestre em Multimeios
Autor
Parolin, Filipe, 1984-
Data
2020 | 2020-11-30T00:00:00Z | 2021-03-05T12:08:37Z | 2021-03-05T12:08:37Z
Identificador
PAROLIN, Filipe. A fotografia cinematográfica de Chick Fowle: da GPO Film Unit a O pagador de promessas. 2020. 1 recurso online ( 229 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/357128
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Cinematografia | Fotografia - Filmes | Fowle, Chick, 1915-1995 | O pagador de promessas (Filme) | Fowle, Chick, | The given word (Motion picture) | Cinematography | Photography - Films
Tipo
DISSERTAÇÃO DIGITAL