-
A jornada de um compositor: do bottom-up ao top-down
- Voltar
Metadados
Descrição
It presents the development of the author's compositional practice in the form
of composition memoirs. The main objective is to report the displacement of the
author’s creative making, which was more focused on the manipulation of materials
through techniques, for an approach focused on goals and principles. It presents a
theoretical foundation organized according to the instances of the model of
accompaniment of the compositional process proposed by Silva (2010a), listing
Goals, Principles, Materials and Techniques that bring together general elements
used in the compositions presented here. Presents the memoirs of the works
Uirapuru, for recorder quintet, Algoritmico, for brass quintet, Hircus, for cellos quintet,
Tapioca, for brass quintet, Momentos Eternos, for mixed ensemble, Mandioca, for
woodwinds trio and Autoctones, for solo saxophone. The memoirs of the works were
made based on the model by Silva (2010a), listing the instances of the model as
sections that describe the creative path of each work and, finally, conclusive
comments on each composition.||Apresenta o desenvolvimento da prática compositiva do autor na forma de
memoriais de composição. O objetivo principal é relatar o deslocamento do fazer
criativo do autor, que era mais voltado à manipulação de materiais por meio de
técnicas, para uma abordagem com foco em metas e princípios compositivos.
Apresenta uma fundamentação teórica organizada segundo as instâncias do modelo
de acompanhamento do processo composicional proposto por Silva (2010a), listando
Metas, Princípios, Materiais e Técnicas que congregam elementos gerais utilizados
nas composições aqui apresentadas. Apresenta os memoriais das obras Uirapuru,
para quinteto de flautas-doce, Algoritmico, para quinteto de metais, Hircus, para
quinteto de cellos, Tapioca, para quinteto de metais, Momentos Eternos, para grupo
misto, Mandioca, para trio de sopros e Autóctones, para saxofone solo. Os
memoriais das obras foram confeccionados com base no Modelo de Silva (2010a),
listando as instâncias do modelo como seções que descrevem o percurso criativo de
cada obra e, por fim, comentário conclusivos sobre cada composição.
Colaboradores
Silva, Alexandre Reche e | Moura, Eli Eri Luiz de | Vasconcelos, Marcus André Varela
Autor
Castro, José Welligton Sousa de
Data
2020-03-17T19:09:56Z | 2020-03-17T19:09:56Z | 2019-12-03
Formato
Identificador
CASTRO, José Welligton Sousa de. A jornada de um compositor: do bottom-up ao top-down. 2019. 230f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28564
Idioma
Provedor
Editor
Brasil | UFRN | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
Direitos autorais
Acesso Aberto
Assuntos
Composição musical | Processo compositivo | Modelo de acompanhamento do processo composicional | Bottom-up | Top-down | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Tipo
masterThesis