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A motivação de licenciandos em música sob a perspectiva da teoria da autodeterminação
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Metadados
Descrição
This research had as main aim to verify the motivational quality of music students at
four public universities in the Northeast of Brazil, based on the Self-Determination
Theory (SDT). This perspective was proposed by Edward Deci and Richard Ryan
(1985, 2000, 2008a, 2008b), and considers the qualitative aspects of motivation. It
defends that the individuals have a natural tendency to self-regulation; it adopts the
concept of internalizations through a continuum of self-determination conceived in the
mini-theory of organismic integration. The research presents a descriptive, exploratory
and correlational approach. To collect data, it was submitted a self-report questionnaire,
based on the Academic Motivational Scale, translated and validated by Guimarães and
Bzuneck (2008), which allow us to verify the motivation types according to a selfdeterminational
continuum. According to this application, the instrument has shown
evidence of satisfactory validity, with a good internal consistence and correlations from
weak to moderate scale. The obtained data were collected from 380 music students,
analyzed through a descriptive and inferential statistics, considering a few procedures:
frequencies, averages, standard deviation, factorial analysis, internal consistence
analysis through Cronbach Alpha, Pearson’s correlational analysis and variance
analysis. The analyzed data show that high averages in the evaluation of self-determined
motivation and low evaluation in demotivation and less autonomy motivation. Many
students revealed strong intention to conclude the course. It was identified less
autonomous motivation and more motivation among the students with intention to work
in other areas, some of them concluded the final training process in Music Course, and
say that they are in this course because they had no other option. We conclude that
those graduated in Music Course, represented in this sample, show a good motivational
quality. But after a few time there is a tendency in decreasing autonomous motivation
because of some requirements of an academic course. In this sense, the courses must
create strategies to maintain a self-determined behavior so that students can realize their
autonomous motivation, identifying its importance, value and meaning along the
Course.||Esta pesquisa teve como objetivo geral verificar a qualidade motivacional dos
licenciandos em música em quatro universidades públicas do Nordeste, sob a
perspectiva da Teoria da Autodeterminação (TAD). Proposta por Edward Deci e
Richard Ryan (1985, 2000, 2008a, 2008b), a TAD abrange os aspectos qualitativos da
motivação e afirma que todos os indivíduos têm uma propensão natural à
autorregulação, por isso ela adota o conceito de internalização, representada por meio de
um continuum de autodeterminação previsto na miniteoria da integração organísmica. A
presente pesquisa é de natureza descritiva, exploratória e correlacional. Como técnica de
coleta de dados, foi aplicado um questionário de autorrelato, a Escala de Motivação
Acadêmica (EMA), traduzida e validada por Guimarães e Bzuneck (2008), a qual
permite verificar os tipos de motivação conforme o continuum de autodeterminação.
Nesta aplicação, o instrumento apresentou evidências de validade satisfatórias, com boa
consistência interna e correlações de fracas a moderadas. Os dados obtidos da amostra
de 380 licenciandos em música foram analisados através da estatística descritiva e
inferencial, por meio de alguns procedimentos: frequências, médias, desvio padrão,
análise fatorial, análise de consistência interna por meio do alpha de Cronbach, análise
de correlação de Pearson e análise de variância. Os dados apontam as maiores médias
na avaliação das formas de motivação mais autodeterminadas e as médias mais baixas
na avaliação da desmotivação e das formas menos autônomas de motivação. Grande
parte dos alunos revelou forte intenção de concluir o curso. Apresentaram menor
motivação autônoma e maior desmotivação os alunos com intenção de atuar em outras
áreas, que já passaram pelo estágio e que estão no curso porque não tiveram outra
opção. Concluímos que o licenciando em música, representado nesta amostra, apresenta
boa qualidade motivacional, no entanto, com o passar do tempo há uma tendência em
diminuir a motivação autônoma mediante as pressões inerentes a um curso superior.
Neste sentido, os cursos devem criar estratégias para manter o comportamento
autodeterminado nos alunos e fortalecer a motivação autônoma fazendo-os perceber
importância, valor e significado no curso.
Colaboradores
Carvalho, Valéria Lázaro de | http://lattes.cnpq.br/0564194534152984 | http://lattes.cnpq.br/3105836389884284 | Queiroz, Luis Ricardo Silva | http://lattes.cnpq.br/5224390361847356 | Rufini, Sueli Edi | http://lattes.cnpq.br/6644979998092116
Autor
Araújo, Isac Rufino de
Data
2016-03-18T23:33:16Z | 2016-03-18T23:33:16Z | 2015-02-19
Formato
Identificador
ARAÚJO, Isac Rufino de. A motivação de licenciandos em música sob a perspectiva da teoria da autodeterminação. 2015. 136f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20083
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal do Rio Grande do Norte | Brasil | UFRN | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
Direitos autorais
Acesso Aberto
Assuntos
Motivação | Teoria da autodeterminação | Escala de motivação acadêmica | Licenciandos em música | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Tipo
masterThesis