-
A música brasileira no desenvolvimento técnico-musical violinístico : obras de Oswaldo Franconi = Brazilian music as a tool for the development of the violinist : works by Oswaldo Franconi||Brazilian music as a tool for the development of the violinist : works by Oswaldo Franconi
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Esdras Rodrigues Silva||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Esta tese tem como objetivo propor exercícios técnico-violinísticos adaptando ideias de pedagogos dos séculos XX e XXI, de modo a contemplar as características musicais/estilísticas presentes em três obras de Oswaldo Franconi. Essas três peças para violino e piano foram selecionadas a partir de um conjunto de peças escritas por ele entre os anos de 1975 a 1999. São elas: Baião Nº 1, Staccato e Amorosa. Em cada peça escolhida, elementos da técnica violinística foram analisados concomitantemente com aspectos históricos, estilísticos e interpretativos. Essas músicas foram selecionadas pelos seguintes aspectos: integram um material inédito que pode ser utilizado por estudantes e performers; oferecem oportunidade de contato com a música brasileira e alguns de seus gêneros musicais; são peças idiomáticas para o violino. Como fundamentação dessas escolhas musicais e técnicas violinísticas, a pesquisa apresenta ideias no campo da técnica e interpretação no qual foram abordados conteúdos e estratégias que direcionam o performer para um estudo mais efetivo do instrumento. Para contextualização das peças escolhidas neste trabalho, foram apresentados aspectos da vida musical e obra do compositor Oswaldo Franconi. Além disso, foi realizada uma contextualização histórica sobre aspectos peculiares da música brasileira, que adicionam elementos musicais ao performer, como as características históricas e musicais dos gêneros e sua musicalidade inserida no universo da Teoria das Tópicas de Acácio Piedade (2005, 2007). Por fim, foram elaborados exercícios técnicos aplicados às peças, trazendo sugestões que exploram os diversos caminhos para o desenvolvimento de aspectos técnicos específicos em cada obra. Para dar suporte a esta pesquisa e visando sua futura aplicabilidade, são utilizados os materiais didáticos de pedagogos e violinistas dos séculos XX e XXI, dentre eles: Ivan Galamian, Leopold Auer, Carl Flesch, Simon Fischer, Robert Gerle e Joseph Szigeti.||Abstract: The objective of this dissertation is to propose technical violin exercises, using the ideas of violin pedagogues from the 20th and 21st century, combined with the musical features and styles of three pieces by Oswaldo Franconi. These pieces are for violin and piano and were selected from a group of pieces he (Franconi) wrote between 1975 and 1999. The compositions are Baião Nº 1, Staccato, and Amorosa. In each one of these works, elements of the violin technique were analyzed concomitantly with historical, stylistic, and interpretative aspects. The aforementioned pieces were selected for the following aspects: to present new material that can be used for students and performers; to offer opportunities to know Brazilian music and some of its musical genres; and because they are idiomatic pieces for the violin. As substantiation for these musical choices and violin techniques, the following research presents ideas about technique and interpretation, in which contents and strategies were addressed that guide the performer to practice their instrument more effectively. To contextualize the pieces chosen, aspects from composer Oswaldo Franconi’s musical life and works were portrayed. In addition, a historical contextualization was carried out focusing on peculiar aspects of Brazilian music, which add musical elements to the performer such as historical and musical characteristics of the genres and their musicality inserted within the universe of the Topic Theory by Acácio Piedade (2005, 2007). Finally, technical exercises applied to the pieces were developed, by bringing suggestions that explore different ways of developing specific technical aspects in each piece. To support this research and aiming towards its future applicability, the didactic materials of pedagogues and violinists from the 20th and 21st century are used, among them: Ivan Galamian, Leopold Auer, Carl Flesch, Simon Fischer, Robert Gerle and Joseph Szigeti.||Doutorado||Música, Teoria, Criação e Prática||Doutora em Música
Autor
De León, Cristiane Cabral, 1981-
Data
2020 | 2020-05-27T00:00:00Z | 2021-06-29T16:34:56Z | 2021-06-29T16:34:56Z
Identificador
DE LEÓN, Cristiane Cabral. A música brasileira no desenvolvimento técnico-musical violinístico : obras de Oswaldo Franconi = Brazilian music as a tool for the development of the violinist : works by Oswaldo Franconi . 2020. 1 recurso online ( 213 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/363554
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Franconi, Oswaldo, 1917-2006 | Violino - Instrução e estudo | Música brasileira | Franconi, Oswaldo | Violin - Instruction and study | Brazilian music
Tipo
TESE DIGITAL